Com professores em sala, Uepa volta às aulas

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 04/05/2015 - 00:00
A greve dos professores da Uepa chegou ao fim. As reinvindicações da categoria foram atendidas. Nesta segunda-feira, 4 de maio, os professores retornaram as atividades normais.

Professores e alunos dos campi da capital e do interior da Universidade do Estado do Pará (Uepa) retornaram às salas de aula, nesta manhã de segunda-feira, 4 de maio. A greve chegou ao fim após todas as reivindicações dos docentes terem sido respondidas formalmente, na última semana, durante assembleia geral, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), na travessa Perebebuí, em Belém.

Os corredores dos centros, bibliotecas e salas de aula estavam movimentados. No CCBS, as aulas e os atendimentos ao público não foram interrompidas com a greve. O Centro de Saúde Escola do Marco (CSE), Unidade de Ensino Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO), Ambulatório de Dermatologia, Laboratório de Pesquisa e Apoio a Diagnóstico, entre outros, continuam a funcionar normalmente.

A estudante de terapia ocupacional, Bruna Dourado, 20 anos, diz que quando se trata de serviços de saúde, não há como paralisar sem prejudicar as pessoas. Para o bem dos pacientes atendidos pela Universidade e formação acadêmica dos alunos, a melhor alternativa foi dar continuidade ao calendário acadêmica, sem nenhum tipo de interrupção.

‘’Não entramos em greve pra não atrasar o calendário. Pra gente é ruim parar,  já que as práticas nos hospitais fazem parte do nosso estágio. Não tem como deixar de assistir aula e ir para as práticas. As pessoas precisam dos serviços. É complicado parar’’, enfatiza.

A fisioterapeuta Elaine Rodrigues, atende aproximadamente 15 pessoas por dia na UEAFTO. Ela conta que os serviços na unidade permanecem a atender a população. ‘’ Nós não temos como parar. Em nove anos de instituição aqui, nunca paramos’’, enfatiza a servidora.

No Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), na Djalma Dutra, bairro do Telégrafo, o estudante do 7° semestre de Ciências Naturais, Diego Ramos Lino, 20 anos, voltou motivado a dar prosseguimento ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A acadêmica de letras língua portuguesa, Paula Rosa, 19 anos, conta que não via a hora de retornar a Universidade. ‘’ Eu tô feliz por ter voltado. Vamos repor muitas aulas. A gente tinha trabalhos pendentes para entregar e vamos correr para fazê-los. Eu sei que a maioria dos alunos está feliz’’.

Os acadêmicos de licenciatura em física se mobilizaram desde o início do ano para estudarem juntas em grupos de estudo.  ‘’Aqui na nossa sala temos um grupo de estudo. Isso nos ajudou durante a greve. Começamos a estudar por fora e agora voltamos as aulas’’, relata Rony Rodrigues, 23 anos.

A professora Sueli Pinheiro diz que os docentes farão de tudo para que o calendário de aula seja cumprido. ‘’Antes da greve já tínhamos agendado o conteúdo programático dos alunos. Vamos dar continuidade de onde paramos e aguardar o calendário de reposição das aulas’’.

O novo calendário será definido na manhã desta terça-feira, 5 de maio, em reunião entre a Pró-Reitora de Graduação(PROGRAD) e a direção dos três centros – CCBS, CCSE, e Centro de Ciências Naturais e Tecnologia(CCNT), na Reitoria da Uepa, localizada na Rua do Una, bairro do Telégrafo.

Texto: Renata Paes
Foto: Renata Carneiro