Comemorações pelos dez anos de Mestrado em Educação

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 29/04/2015 - 00:00
Evento realizado na tarde de 28 de abril, celebra os 10 anos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Uepa. Professores e alunos foram lembrados e homenageados. Comemorações se estendem até o dia 30, no CCSE, o Campus I da Uepa.

Em parceria com o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) abriu as comemorações dos dez anos do Mestrado na última terça-feira, 28, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, Telégrafo. O evento relembrou os primeiros anos da pós por meio de fotos, histórico e homenagens a professores, ex-professores, alunos e ex-alunos.

A coordenadora do PPGED, Ivanilde Apoluceno, destacou as transformações ocorridas no curso. ‘’Nós estamos desde 2005 para cá com 181 defesas. Já tivemos mais de 280 alunos atendidos, considerando que começamos com 15 vagas e hoje estamos com 30. Começamos com três pós-doutores e hoje estamos com 11’’.

Representando o reitor da Uepa, Juarez Quaresma, o pró-reitor de Gestão e Planejamento, professor, Carlos Capela, parabenizou os professores pela iniciativa da criação do Programa. ‘’O Programa está de parabéns por promover a qualificação dos docentes. É muito demandado pela sociedade. Isso mostra que tem bases fortes e comprova a qualidade’’, disse o pró-reitor.

Uma das professoras homenageadas, Elizabeth Teixeira, se orgulha em dizer que foi pioneira no curso. A experiência profissional a fez alcançar novas responsabilidades dentro da Universidade. ‘’Participei da primeira leva do curso, depois passei para o CCBS e estou me aposentando. Mas as minhas primeiras experiências em pós-graduação Strico Sensu aprendi aqui. Trabalhei por uns seis anos. Foi a minha primeira vivência em programa de mestrado. No entanto, saí daqui para ser a coordenadora do Mestrado de Enfermagem. Orientei dissertações de mestrado. Foi aqui que eu comecei e participei de várias obras’’, enfatiza.

Aluna do mestrado, Priscila Pastana, conta como o interesse em se inscrever no programa surgiu em grupos de pesquisas e aulas que participou na Universidade. ‘’Entrei em fevereiro de 2015 através de uma disciplina chamada ‘aluno especial do curso de pós-graduação em educação’. Também fiquei fazendo parte do grupo de pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA), da professora pós-doutora Maria Bethania Albuquerque. Comecei assistindo essas aulas. E a partir do grupo e da disciplina, comecei a me interessar na educação na Amazônia. Enquanto docente da educação básica, me sinto privilegiada em poder formar essa parceria com o programa de pós-graduação’’.

A comemoração de aniversário se estende até 30 de abril com o II Seminário Interinstitucional com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) e a XII Jornada Paulo Freire, de 28 a 30 de abril. Educação popular, práticas educacionais e as influências de Paulo Freire na América Latina são alguns dos temas debatidos no evento.

Texto: Renata Paes