Comissão Eleitoral promove debate nesta quarta (22)

Enviado por Ize Sena em Ter, 21/03/2017 - 11:21
Os candidatos a reitor e vice-reitor das três chapas que concorrem nas eleições da Universidade do Estado do Pará (Uepa) terão amanhã, 22 de março, uma oportunidade para divulgar suas mensagem e propostas durante o debate promovido pela Comissão Eleitoral. O evento está programado para as 18h, no ginásio do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS). Para aqueles que não puderem comparecer fisicamente, o debate será transmitido ao vivo via internet, por meio de uma parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa). O endereço para transmissão é http://www.protv.pa.gov.br/.
 
O objetivo do debate é exclusivamente oportunizar aos candidatos das três chapas inscritas no pleito a apresentação e a defesa das propostas e ideias de gestão para os próximos quatro anos no cargo disputado. Todos os candidatos terão as mesmas condições de tempo e exposição. Pouco antes do início do debate, os candidatos participarão, juntamente com a mediadora, a jornalista Alexandra Cavalcanti, do sorteio da ordem de resposta das perguntas, saudações iniciais e considerações finais.
 
Os portões do ginásio serão abertos para o público às 17h. A entrada se dará por ordem de chegada. Haverá vigilância para acompanhar a entrada do público. Ao atingir a capacidade máxima de pessoas sentadas, não será permitido o acesso de mais pessoas. Para organizar o evento, as arquibancadas do ginásio foram divididas em quatro seções, que receberão as torcidas das três chapas e um setor neutro, para aqueles que não decidiram ainda seu voto.
 
Com a transmissão ao vivo via internet, alunos, professores e servidores poderão acompanhar, em tempo real, a argumentação dos candidatos. Na hora do debate, o site da Uepa terá um banner, que encaminhará os interessados para o link de transmissão. O evento também será gravado na íntegra e disponibilizado posteriormente pela Universidade.
 
REGRAS
 
Em duas reuniões, realizadas na sexta-feira, 17, e na segunda-feira, 20, com participação de representantes das chapas 80 e 20, e com a anuência da chapa 10, foram definidas e acordadas todas as regras do debate. Durante a argumentação dos candidatos, fica proibida qualquer pergunta sobre a vida pessoal dos mesmos, devendo garantir a integridade moral. Também não será permitido aos debatedores o uso de equipamentos eletrônicos de comunicação.
 
O evento será dividido em quatro blocos e terá a duração total de duas horas e meia. O primeiro bloco será dedicado às apresentações, enquanto os três últimos blocos   serão   compostos   por   questões   acerca dos temas Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão Universitária. No segundo bloco, cada candidato terá espaço para discorrer sobre cada um dos temas. No terceiro, eles farão perguntas entre si, baseadas no que foi apresentado desde o início do debate. No quarto bloco, os candidatos sortearão perguntas enviadas pela plateia, também pautada nos quarto temas que norteiam o debate.
 
As questões vindas da plateia serão feitas de forma anônima, através do preenchimento das fichas de pergunta, disponibilizadas em diversos pontos do ginásio. Todas as perguntas devem ser direcionadas a alguma chapa e, obrigatoriamente, abordar um dos temas propostos pela Comissão Eleitoral. O recebimento das questões encerrará no intervalo entre o segundo e terceiro bloco, para que estas possam ser triadas e encaminhadas para os candidatos.
 
Haverá ainda um formulário desenvolvido para que se possa exercer o Direito de Resposta, caso algum candidato se sinta ofendido ou prejudicado pelo teor da resposta de um concorrente. As regras para os itens que poderão ser portados pela plateia no dia do debate devem estar de acordo com as Normas, Regimento Eleitoral e Instrução Normativa, documentos que regem todo o processo eleitoral.
 
Texto: Fernanda Martins
Foto: Nailana Thiely