A Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) reconheceu os programas de Residência Multiprofissional da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A CNRMS avaliou de acordo com as legislações vigentes tanto do Ministério da Saúde (MS) quanto do Ministério da Educação (MEC), as Residências em Atenção a Saúde Mental; Atenção a Saúde Cardiovascular; Atenção à Saúde da Mulher e da Criança; Urgência e Emergência em Trauma; Oncologia: cuidados paliativos; Atenção a Saúde Mental; Nefrologia; Saúde Cardiovascular; e Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia.
A partir do reconhecimento, os diplomas entregues aos residentes levarão o carimbo do MEC. De acordo com a presidente da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde, Elizabeth Rassy, o parecer valoriza os programas da Uepa. “Isso dá um valor ao programa por ele ter sido implantado, ter conseguido se manter, formando e concluindo turmas”, enfatiza ela.
Em 2012, as Residências Multiprofissionais se iniciaram com 68 vagas. Ao longo desses quatro anos, novas residências foram implantas e o quantitativo de vagas ampliou. Atualmente, há 111 residentes nos programas multiprofissionais da Uepa.
As Residências constituem-se em ensino de pós-graduação Lato Sensu, destinadas às profissões que se relacionam com a saúde, por ensino em serviço, sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional.
Texto: Renata Paes
Foto: Mácio Ferreira/ Arquivo Ascom UEPA