Diretamente do Suriname, uma comitiva de estudantes e professores do curso de Biologia do Instituut voor de Opleiding Van Leraren (Instituto de Treinamento de Professores), conhece nesta segunda-feira, 4 de setembro, o curso de graduação, pós-graduação e áreas afins a Biologia, assim como laboratórios e projetos institucionais da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
O primeiro ponto de parada foi no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), na travessa Enéas Pinheiro, em Belém. Eles foram recebidos na sala de videoconferência para uma apresentação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). O coordenador do Mestrado, professor Altem Pontes, mostrou as áreas de interesse, quadro docente, disciplinas, e as formas de ingresso no Programa.
A professora e coordenadora do curso de Biologia do Instituut voor de Opleiding Van Leraren, Joelaika Ramdas, 43 anos, se surpreendeu com as diferenças nas metodologias de ensino da Uepa em relação às instituições de ensino do Suriname. “A Uepa tem diversidade de disciplinas. Também tem muitas áreas afins que podem ser escolhidas. Nos nossos programas de mestrado, a cada três anos se escolhe uma matéria para estudar por todo esse período. Aqui pode-se escolher mais de uma disciplina para estudar em menos tempo”, conta.
A estudante Anne Premchand, 39 anos, aprovou a estrutura da Uepa. “Muito boa a apresentação da Universidade, os métodos de ensino, a estrutura das salas de aula”. A representante do Consulado do Suriname em Belém, Claudia Zeefu, destaca as semelhanças entre o Brasil e o Suriname. “Essa área do Brasil tem muito em comum geologicamente com o Suriname. Assim como a climatologia, a base cultural, gastronômica. Temos muito o que aprender uns com os outros”.
Segundo o coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Química, Biologia e Física da Uepa, professor João Paulo Passos, partiu dos visitantes o interesse em conhecer a Universidade. “É importante a presença não só de alunos de outros estados, mas também de outros países. Assim podemos apresentar o que produzimos, mostrar o que praticamos de ensino, nossos professores com as mais diversas formações e que atuam de maneira interdisciplinar”, ressalta ele.
Após a visita ao CCNT, a Comitiva seguiu para o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) para conhecer o Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária na Amazônia. Após o almoço, a Comitiva segue para o Centro de Ciências e Planetário, e por fim para o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), onde conhecerão a Coleção Zoológica e o Herbário.
Texto: Renata Paes