Comunidade debate a saúde na região do Araguaia

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 05/09/2016 - 11:28

Tags

Com o tema Desafios e perspectivas em Saúde Pública no cenário atual, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Conceição do Araguaia promove, de 14 a 17 de setembro, o II Simpósio de Saúde da Região do Araguaia (Sisara). As inscrições e o envio de trabalhos devem ser feitos por email para congressosisara2016@outlook.com. Desde o dia 24 de agosto também é possível fazer as inscrições presencialmente no Campus VII.

As inscrições e submissões de trabalhos vão até o dia 3 de setembro e os resultados dos trabalhos aprovados serão divulgados no dia 9 do mesmo mês. Os valores das inscrições são R$30 para as palestras e 1 minicurso, que podem ser acrescidas de mais R$10, caso o interessado queira participar de mais um minicurso. O objetivo do evento é iniciar uma discussão e fazer profissionais e acadêmicos refletirem sobre as demandas dos serviços de saúde pública da região.

O primeiro dia de programação do Simpósio conta com a palestra de abertura Desafios e perspectivas em saúde pública no cenário atual. No segundo dia, 15, haverá a mesa redonda O papel da equipe multidisciplinar na saúde pública, o grupo de discussão Epidemiologia e seus impactos financeiros em saúde pública e sessões de comunicação oral. No terceiro dia, 16, haverá minicursos sobre reanimação neonatal, transfusões sanguíneas e pesquisas em saúde, a mesa redonda Formação curricular: Teoria x Prática e sessões de comunicação oral. No último dia, todas as atividades serão minicursos, com temas como primeiros socorros, ergonomia, nutrição esportiva, trabalho com pacientes tabagistas, utilização de técnicas para tratar feridas, entre outros.

O evento é promovido por acadêmicos do curso de Enfermagem da Uepa em Conceição do Araguaia, e os ministrantes das atividades são profissionais ligados à Enfermagem, à Psicologia, à Medicina e à Assistência Social.

Segundo um dos acadêmicos envolvidos na organização, Rafael Freire, “o evento foi idealizado a partir da carência observada na realização de atividades dessa magnitude na região, onde há um crescente número de cursos na área da Saúde sendo ofertados e um número significativo de profissionais ingressando no mercado de trabalho. Existe uma necessidade de maior contato de profissionais e graduandos da área com discussões pertinentes à formação profissional e atuação, a fim de melhorarmos a qualidade da saúde na região”.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS E INSCRIÇÕES

Profissionais, graduandos e pesquisadores que queiram enviar trabalhos devem estar atentos às normas de submissão e aos eixos temáticos, que são: 1) Os profissionais da saúde frente às diferentes áreas de atuação; 2) Prática e estágio supervisionado; 3) Organização profissional e políticas públicas em saúde.

Para realizar as inscrições, os interessados devem depositar o valor referente às atividades em que pretendem participar (R$ 30 ou R$ 40) na Conta Poupança: 3698-6, Agência: 3537, Caixa Econômica, beneficiária PAULA C S LUQUETTO. Após fazer o depósito, devem encaminhar por e-mail a ficha de inscrição e o comprovante de depósito. Se houver submissão, o trabalho deve ser encaminhado junto com a ficha e o comprovante.

Mais informações, ficha de inscrição e normas podem ser encontradas no site do evento: http://sisara0.wixsite.com/2016 , no email congressosisara2016@outlook.com ou pelo telefone (94) 99142-6303

Texto: Sergio Ferreira Junior
Foto: Nailana Thiely