Pacientes do serviço de hidroterapia, ofertado gratuitamente no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) apresentaram ao reitor da Universidade os avanços e as melhorias após o início das atividades para o tratamento de problemas motores ou neurológicos.
O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Quaresma, recebeu na última semana, no Gabinete da Reitoria, um grupo de pacientes do serviço de hidroterapia, ofertado gratuitamente à comunidade no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no bairro do Marco, em Belém.
O grupo solicitou via protocolo a audiência com o reitor e, em menos de uma semana, recebeu retorno positivo sobre o pedido. Entre outros assuntos abordados durante o encontro, cada paciente falou sobre os avanços e as melhorias após o início das atividades na Uepa para o tratamento de problemas motores ou neurológicos.
“Eu tive câncer no fêmur, fiz a cirurgia e o médico disse que para mim o destino era cama e cadeira de rodas. Passei por três fisioterapeutas, mas quando cheguei na Uepa, a professora disse que ia me tirar da cadeira de rodas e da bengala e assim aconteceu”, contou a paciente Meriam Gomes. “Hoje eu tenho a segurança de me sentar, sem o medo de quebrar a minha coluna”, revelou Carlos Hermano Guimarães, após dois meses de tratamento na Universidade.
A reabilitação com o auxílio da água é feita após encaminhamento dado pelos médicos do Centro de Saúde Escola da Uepa ou do Sistema Único de Saúde (SUS), que identificam os problemas que podem ser tratados com hidroterapia. Os atendimentos são divididos por áreas (neurologia, pediatria, gineco-obstetrícia e ortopedia), e dependendo do tipo de lesão ou tratamento, o número de atendidos pode sofrer variações. O serviço é desenvolvido as segundas, quintas e sextas-feiras, às 14h, no Campus II, na travessa Perebebuí, nº, 2623.
Foto: Arquivo Ascom