Concerto celebra 130 anos de Villa-Lobos

Enviado por Fernanda Martins em Qua, 22/02/2017 - 10:17

Iniciando as comemorações dos 130 anos do nascimento do maior compositor brasileiro de música clássica de todos os tempos, a Universidade do Estado do Pará recebe o concerto “Villa-Lobos: 130 anos”, a ser realizado hoje, 23, às 18h, na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), situado na travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo. Idealizado pelo violonista Maurício Gomes, a apresentação traz a obra completa para violão de Villa-Lobos e duas valsas inéditas em solo paraense. O concerto é gratuito e aberto para toda a comunidade.

Com bastante destaque entre artistas estrangeiros, a pequena, mas significativa, obra de Villa-Lobos para violão já foi gravada pelos mais importantes violonistas do mundo e integra o currículo de conservatórios e universidades internacionais. O concerto finaliza o projeto de apresentação da obra completa para violão de Villa-Lobos criado por Maurício Gomes, iniciado em janeiro de 2017, com uma apresentação no conservatório Carlos Gomes.

O programa inicia com duas valsas cujas partituras estavam perdidas e foram recentemente redescobertas: a Valse-Choro e a Valsa de Concerto nº2, obra incompleta em estilo de música de salão. ”Não há registro destas valsas sendo apresentadas ao público paraense. Acredito que elas ainda são inéditas aqui”, observou o violonista. A Valse-Choro foi redescoberta em 2005, pelo violonista franco-italiano Frédéric Zigante, nos arquivos da editora Max-Eschig, em Paris. A Valsa de Concerto nº2 foi encontrada em 1995, pelo pianista e compositor paulista Amaral Vieira.

Maurício Gomes iniciou seus estudos de violão aos 12 anos, formando-se em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Uepa e em violão pelo Conservatório Carlos Gomes, onde realizou seus estudos com o professor Salomão Habib. Cursou o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro, sob a orientação dos professores Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Rodrigues. Foi professor de violão no Conservatório David de Sousa (Portugal). Atualmente é professor de violão do Conservatório Carlos Gomes.

PROGRAMA

Heitor Villa-Lobos (1887-1959):

Valse-Choro

Valsa de Concerto nº2, op. 8 (1904)

Ciranda nº1 (Therezinha de Jesus) *

12 Estudos (1929)

*Duo Camila Pimentel e Maurício Gomes

 

Texto: Fernanda Martins