Consun aprova normas para eleições e ordena setores

Enviado por Ize Sena em Sex, 17/02/2017 - 18:23
A primeira reunião ordinária do Conselho Universitário (Consun) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em 2017, no último dia 15 de fevereiro, deliberou resoluções importantes para o futuro da Instituição. São elas: a aprovação das normas gerais para eleição dos diversos cargos setoriais da Uepa, que vem disciplinar a realização dos futuros pleitos; o regimento interno da Coordenação de Relações Internacionais (Crein) e a Política de Comunicação Institucional da Universidade.

A primeira ementa busca regularizar todas as etapas das eleições para diretores de centro, coordenadores dos campi e dos cursos, chefias de departamento e colegiado dos cursos. Até então, cada Centro ou campus seguia um regimento próprio, com regras específicas.

A partir de agora, a formação das Comissões Eleitorais para escolher direção de Centros, coordenadores de curso e chefias de departamento será única. Caso haja troca de chefias nestas categorias dentro de um mesmo ano, a mesma comissão coordenará os processos. Poderá haver também antecipação das eleições para um mesmo período. As eleições para os cargos de coordenação dos campi e colegiado dos cursos seguem tendo comissões específicas. O documento determina também quem serão os eleitores em cada um destes pleitos.

A Coordenação de Relações Internacionais teve seu regimento e a Política de Internacionalização da Uepa aprovadas. A Política, aliás, é peça fundamental para a implementação do plano estratégico da Uepa e seus objetivos de parcerias internacionais com outras Instituições Superiores de Ensino (IES). Entre outras estratégias, o documento determina a criação de um curso de Português e cultura brasileira para os estudantes de fora do país – a ser desenvolvido em parceria com o curso de Letras-Língua Portuguesa – e a habilitação dos professores da Uepa em línguas estrangeiras.

A reunião serviu para aprovar ainda a implantação do Setor de Apoio ao Estudante em Mobilidade, função que na prática já vinha sendo desempenhada pela Crein. O setor auxilia tanto alunos da Uepa que vão estudar no exterior, quanto o aluno estrangeiro que busca a Instituição para desenvolver pesquisa ou cursar disciplinas da graduação. Funcionando em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), o Apoio ao Estudante criará mecanismos para validação de cursos entre as universidades parceiras e oferecer apoio logístico para os alunos estrangeiros, entre outras providências.

A Assessoria de Comunicação (Ascom) também teve sua atuação regulamentada. Além disso, o Consun aprovou a institucionalização da Política de Comunicação Institucional, que passa a reger todos os processos comunicacionais da Uepa. O documento define grupos de público-alvo prioritários, regula o relacionamento com a imprensa e determina parâmetros para a divulgação científica da Instituição.

Texto: Ascom Uepa
Foto: Nailana Thiely