Com o objetivo de fomentar o debate entre docentes e acadêmicos, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) iniciou na manhã de hoje, 16 de novembro, o XIII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação, que traz este ano o tema A produção do conhecimento em educação na Amazônia.
O evento é aberto ao público e ocorre na sala de recitais Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), hoje e amanhã, 17. O seminário busca discutir as questões relacionadas à formação de professores e saberes culturais na Amazônia. De acordo com uma das coordenadoras do Seminário, professora Tânia Lobato, “socializar as produções acadêmicas e difundir o conhecimento em nossa região é essencial para alcançarmos o nosso próximo objetivo, que é ter o programa de doutorado em Educação na Uepa”, contou a coordenadora.
Após o credenciamento e a apresentação cultural das alunas do mestrado, que recitaram poemas ao público, a mesa de abertura que deu as boas-vindas ao público foi composta pelo vice-reitor da Uepa, Rubens Cardoso, pelo vice-diretor do CCSE, Jairo Nascimento, pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Ivanilde Apoluceno, pelas professoras Lana Macêdo e Hebe Morgado, e o representante dos discentes, Sulivan Souza.
Para falar sobre o fomento a educação, a conferência de abertura foi ministrada pelo doutor em educação pela Universidade de São Paulo (Usp), Romualdo Portela, que coordena a área de educação da Fundação Capes, junto com professora Ivanilde Apoluceno.
O doutor falou sobre as políticas educacionais da Capes e os processos de avaliação em pós-graduação. “Ainda não temos o suporte que queríamos para subsidiar todos os programas de maneira completa, porém estamos caminhando para melhorar isso. Temos representantes das 49 áreas de pós-graduação espalhadas pelo Brasil que discutem os interesses gerais e específicos de cada curso”, disse Romualdo.
A programação completa do Seminário você confere aqui. Mais fotos estão disponíveis no Flickr da Uepa.
Texto: Rafael Dias
Foto: Nailana Thiely