Coordenadores de campi participam de curso de capacitação

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 07/05/2014 - 00:00
Os 15 novos coordenadores de campi da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e os seus respectivos coordenadores administrativos participam, até a próxima sexta-feira (09) do Curso de Formação de Gestores, que ocorre no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). É a primeira vez que a Universidade promove um curso específico para capacitar os gestores para o aperfeiçoamento do exercício de suas funções.

Alcione Souza, coordenadora do campus XX de Igarapé Açu, afirma que administrar um campus é um desafio diário. “Já conseguimos encaminhar muita coisa, conseguimos apresentar nosso plano estratégico para a Câmara Municipal, queremos aumentar o número de professores efetivos e de funcionários na instituição, estamos tentando parceria com a prefeitura também”, enfatiza.

Para Alcione, a capacitação de gestores propicia um melhor entendimento de como funciona a administração da Uepa. “Ele veio para tirar nossas dúvidas, muitas vezes em relação à documentação, burocracia com os processos. Estamos clareando nossas dúvidas e encontrando também soluções de como se devem encaminhar os processos”, afirma.

A capacitação tem duração de 40 horas e, segundo a assessora de interiorização da Uepa, Auxiliadora Maués, a principal demanda é explicar como funciona os trâmites de documentação. “Eles assumem a coordenação e muitos não têm, ainda, esta experiência. Estes dias todos, estamos treinando-os para lidar com as diferentes situações do cotidiano dentro de um campus, mostrar como agir e gerenciar, ser mais ágil e também eficiente, não esquecendo nunca da legalidade, para que eles não tenham problemas futuros”, explica.

Os trinta gestores estão aprendendo a compartilhar dúvidas e soluções administrativas. “Seja em relação à prestação de contas, contatos, serviços, tudo que se fere a parte administrativa. Eles conseguem se ver na angústia no outro. E com isso eles estão vendo a forma de superar isso, buscar solução de forma coletiva. É um momento muito importante, onde a Gestão da Uepa parou para ouvir os coordenadores”, destaca Auxiliadora.

Irene Elias Rodrigues, coordenadora do campus XIII, de Tucuruí, foi reeleita na última votação. Para ela, a capacitação é válida pela interação com os demais coordenadores dos outros municípios. “Estamos em contato com a administração e setores da Uepa. Quem já está há muito tempo como eu, já conhece muito dos processos, mas quem está chegando agora, precisava deste contato para poder organizar as atividades”, avalia.

Para a coordenadora de Tucuruí, a interação com todos os gestores possibilita uma maior comunicação entre eles. “A dificuldade de um setor pode ser a do outro e, todos, sabendo disso, podem compartilhar as soluções, que é o mais importante. A troca de experiência nos faz perceber a perceber que os nossos problemas não são únicos, e que as soluções também são diferenciadas”.

O trabalho de um coordenador de campi

De acordo com o Artigo 43 do Regimento Geral da Universidade, entre outras funções, compete aos coordenadores de campi, coordenarem as atividades administrativas e didático-pedagógicas desenvolvidas nos Núcleos Universitários; administrar o Núcleo, provendo a infra-estrutura necessária ao funcionamento dos cursos; administrar as atividades do pessoal técnico-administrativo distribuído para o núcleo; e propor medidas necessárias para bom desenvolvimento das atividades.

Os novos coordenadores de campi foram eleitos pela comunidade acadêmica durante o pleito realizado no dia 4 de dezembrodo ano passado. Os gestores tomaram posse para exercer o mandato 2014/2015 em janeiro deste ano.