Coordenadores de curso e chefes de departamento tomam posse

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 23/05/2014 - 00:00
A cerimônia de posse dos coordenadores de Curso e chefes de Departamentosdo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), ocorreu nesta quinta-feira (22) no auditório da Unidade de Ensino Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto). Na solenidade, um momento de silêncio homenageou o professor Milton Mateus de Souza, do Curso de Educação Física, que faleceu na última segunda-feira (19).

O reitor, Juarez Quaresma, agradeceu o empenho da Comissão Eleitoral e ressaltou a tranquilidade e a transparência das eleições. O reitor destacou, também, a expectativa da Universidade e do CCBS em relação aos gestores. “A entrada de gestores que sejam colaborativos com a gestão superior ajudará a enfrentar muito melhor os nossos problemas estruturais, nossos problemas do dia-a-dia, e, principalmente, a atender melhor a nossa comunidade acadêmica”.

Durante a solenidade, os antigos coordenadores de curso e chefes de departamentos, receberam um certificado de agradecimento e de elogio aos serviços prestados à Uepa.

A diretora do CCBS, professora Ilma Pastana, enfatizou a responsabilidade a responsabilidade dos cargos, que revelam desafios e superações. “Eles têm o sentido de mudança, de alcance dos objetivos e metas. Todos esses professores apresentaram planos de trabalho à comunidade que vêm ao encontro dos projetos pedagógicos dos cursos, na valorização, na qualificação para que eles cursos sejam reconhecidos e sejam de excelência na área da saúde”, frisou a diretora.

Para o novo coordenador do curso de Educação Física, professor Antônio César Matias de Lima, as principais metas da nova gestão é buscar fortalecer as bases do curso. “Queremos motivar os nossos alunos, criar e fortalecer os laboratórios dentro do curso, incentivar parcerias, buscar até mesmo a iniciativa privada para contribuir com os nossos projetos. Tudo isso para motivar a pesquisa, pois há uma necessidade da sociedade contemporânea que exige esse movimento e esse respaldo crítico e científico do curso”, analisou.

A nova coordenadora do curso de Medicina, professora Elaine Xavier Prestes, considera que, para estar à frente do cargo, o gestor deve saber se colocar no lugar do outro e, principalmente, saber escutar. “Tem que ter amor pela Universidade, pelo curso. Conseguir entender o lado do aluno, a sua necessidade. E, ao mesmo tempo, perceber o lado dos professores e desejar que o curso caminhe para a excelência. E, para chegar lá, temos muitas pedras no caminho, mas o nosso papel é afastá-las. É um trabalho em conjunto, um trabalho coletivo”, afirmou.

Todos os cargos administrativos que receberam a posse estão em regime de transição. A partir do dia 1 de junho, os coordenadores de curso e chefes de departamentos empossados começarão, efetivamente, a exercer suas funções.

Confira os coordenadores de curso e chefes de departamento empossados:

1) Coordenadores de Curso:
Educação Física: Antônio Cesar Matias de Lima
Enfermagem: Terezinha Vieira da Silva
Medicina: Elaine Xavier Prestes
Fisioterapia: Valeria Marques Ferreira Normando
Terapia Ocupacional: Meibia Martins Sena Bentes
Biomedicina: Nelson Antônio Bailão Ribeiro

2) Chefes de Departamento:
Saúde Especializada: Francisca Regina Oliveira Carneiro
Saúde Integrada: Marcus Vinicius Henriques Brito
Terapia Ocupacional: Eloína Ávila Monteiro