Crianças participam de ações sobre preservação do meio ambiente

Enviado por Ize Sena em Qui, 03/12/2015 - 13:49

Crianças da Educação Infantil da Creche Estadual O Revoar das Andorinhas, em Val de Cans, participaram de uma programação sobre a preservação do meio ambiente. A ação, que ocorreu nas dependências da instituição, na última segunda-feira(30), foi promovida pela Universidade do Estado do Pará(Uepa) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc/PA).

Os alunos se envolveram em um circuito de atividades pedagógicas que incluiu alimentação saudável, o teatro de fantoches com o tema Coleta Seletiva, vídeos sobre alimentação adequada e contação da estória O natal na floresta.

Eles também inauguraram os espaços de horta e jardinagem, com o plantio de mudas, que serão regadas e cuidadas pelos próprios estudantes. As crianças expuseram o que foi ensinado em sala de aula sobre a preservação do meio ambiente, as atitudes para cuidar da natureza e a ingestão de alimentos bons para a saúde.

Para a professora de Pedagogia da Uepa, Elena Lima, todas as ações realizadas com as crianças foram adaptadas para que houvesse o pleno entendimento sobre a conscientização de preservar o meio ambiente. “ Queríamos que eles pudessem saber a necessidade da preservação do meio ambiente, natureza, para que possam cuidar das plantas. Eles levaram as mudas das plantas e os pais também participaram com adubo, plantinhas. Esse foi o momento em que a comunidade se envolveu”, diz ela.  

As ações realizadas com os alunos da creche no decorrer do ano letivo fizeram parte do Projeto Conhecer, cuidar e preservar o meio ambiente também é coisa de criança, sob acompanhamento dos estagiários do curso de Pedagogia da Uepa e supervisionado pela professora Elena Lima, Mônica Blanco e Adraine Lima.

O evento ainda contou com a participação da gestora da 1ª Unidade Seduc na Escola (USE 1), professora Lucinete Albarado, a coordenadora da creche, Lea Gomes Miranda, lideranças comunitárias, comunidade escolar e pais dos alunos. A proposta é que o projeto em 2016 seja realizado com alunos do ensino fundamental. 

 
Texto: Renata Paes e Ascom Seduc
Foto: Ascom Seduc