Música, teatro, ciência e esporte. A soma desses elementos resultam em diversão e educação para as 52 crianças participantes do Projeto Uepa Kids Verão, idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Núcleo de Arte e Cultura (Nac) e Centro de Ciências e Planetário.
Na manhã desta quarta-feira, 6, as crianças visitaram a Praça do Horto, na Mundurucus, em Belém. No local, elas ouviram histórias infantis e participaram de um picnic, em que foram incentivadas ao consumo de alimentos saudáveis, como frutas. Elas também fizeram um tour pela cidade. O ônibus da Uepa as levou pelo Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, e a Orla do Portal da Amazônia
As irmãs Maria Luiza Aguiar, 11 anos, e Juliana Thais Aguiar, 13 anos, participaram pela primeira vez de um projeto que mescla educação e diversão nas férias. Elas contam que estão gostando de todas as atividades. “ É muito legal passar as férias em atividades”, diz Maria. “ Muito bom. Eu nunca tinha participado de algo assim”, frisa Juliana.
O pequeno Antonio da Silva, 8 anos, tem apreciado todas as atividades. Ele já conheceu a sala do reitor da Uepa, Juarez Quaresma, visitou o Centro de Ciências e Planetário, assistiu filme, entre outras atividades. Ele conta que quer aproveitar cada momento. “ É um prazer estar aqui nessa colônia de férias. Eu me sinto muito feliz. Estou aqui desde segunda-feira e gostei muito do Planetário. Eu espero que as outras crianças gostem também”, diz ele.
No cronograma de atividades do Projeto, está programado para amanhã uma visita ao campus de Educação Física, na avenida João Paulo II. A carateca Daniela Tanaka participará com as crianças das atividades. Ela levará a réplica da Tocha Olímpica e irá correr na pista de atletismo com as crianças.
Desde segunda (4), os pequenos se envolveram em atividades de musicalização, de ciências no Planetário, conheceram a Reitoria da Uepa, visitaram a sala do reitor, passearam pela cidade, e fizeram novos amigos. As atividades encerram nesta sexta-feira (8), no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). As crianças irão assistir a um filme infantil, apresentar o que aprenderam nas oficinas e serão condecorados na colação de grau, que contará com a presença do reitor..
O Projeto, em fase piloto, no primeiro momento é voltado aos filhos dos servidores da Reitoria da Universidade. O projeto deu tão certo, que a pró-reitora de extensão, Mariane Franco, conta que será institucionalizado e expandido para os demais campi. “ Cada um vai executar in loco. Vamos institucionalizar e cada campus no interior e na capital poderá executar o projeto da melhor forma. Esta é a oportunidade das crianças conhecerem o ambiente de trabalho dos pais. Teve criança, inclusive, que disse que quer ser reitor quando crescer”, ressalta.
Texto: Renata Paes
Fotos: Nailana Thiely