Culto ecumênico é marcado por momentos de reflexão

Enviado por Guaciara Freitas em Qui, 16/12/2021 - 13:06

Um culto ecumênico em ação de graças pelo Natal marcou a manhã desta quarta-feira, 16, na reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), reunindo servidores de diversos campi e unidades da instituição. A celebração foi realizada pela pastora Ângela Maria da Costa e pelo diácono Manoel Onildo Botelho, animada pela apresentação musical dos servidores Wanderson Damião dos Santos e Amália Paes, que interpretaram as canções religiosas e natalinas, acompanhados pelo violão de Thiago Souza, convidado especial, integrante da Paróquia Santa Maria de Belém.

Ao saudar os presentes, a pastora destacou os quatro atributos de Jesus, referidos no evangelho de Isaías: maravilhoso, conselheiro, príncipe da paz e forte. Com base em escrituras que norteiam religiões cristãs, a pastora Ângela afirmou que o natal é uma oportunidade de reflexão e que o importante não é a precisão da data de nascimento de Jesus, mas o significado desse fato. “O importante é Jesus nascer todo dia no nosso trabalho, na nossa casa, na nossa família e nos nossos corações, porque quando Jesus nasce, tudo muda, tudo renasce também”, refletiu a pastora.

Na mesma linha, o diácono Manoel Botelho, afirmou que aos olhos da igreja católica a “vinda de Jesus é o cumprimento de uma promessa e viver a realização da promessa depende de cada um de nós, porque quando Deus está em nosso coração, é natal todos os dias”. Diácono Manoel também recomendou que cada pessoa procure ver em si as coisas belas que possuem, “deixem para trás aquelas coisas que incomodam e não desperdicem energia com aquilo que não está a seu alcance, que não depende de você”, aconselhou.

Ciranda da Paz

A vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana, coordenou um dos momentos mais efusivos do culto, ao cantar uma ciranda e convidar os servidores a se saudarem com um abraço de paz e de reconhecimento, com a afirmação: “eu admiro você e valorizo seu trabalho”.

“É o meu primeiro natal aqui na reitoria. Estamos com seis meses de gestão e agradeço a Deus todos os dias por estar aqui, junto com vocês, para fazermos o melhor possível”, afirmou Ilma Pastana.

No balanço desses meses, a vice-reitora destacou a quantidade de editais aprovados nos últimos meses do ano,a renovação de contratos e a perspectiva de realização de concurso.  Na ocasião, a professora Ilma convidou todos os presentes para refletirem sobre suas próprias conquistas, desejos e pontos a aperfeiçoar, além de ressaltar o fato de que a Uepa chegava a este momento com uma série de conquistas.

Superação

Na fala de encerramento da celebração, o reitor Clay Chagas destacou a importância de agradecer pela vida de todos, que passaram por tantos momentos difíceis nos últimos dois anos, “que foram desafiadores”, definiu. Por isso, o reitor agradeceu a todos os servidores e servidoras “por estarem presentes para contribuírem com essa engrenagem, que é a nossa universidade”.

Professor Clay também fez uma ressalva para a necessidade de vacinação. “Além de agradecer, aproveito para pedir que quem ainda não se vacinou, por alguma razão, o faça para superarmos juntos a pandemia. E assim, para o ano que vem esperamos fazer um natal bem maior. Nós estamos com muitas ideias e esperamos poder concretizá-las”, finalizou.

Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)
Foto: Nailana Thiely (Ascom Uepa)