O preço que os moradores dos centros urbanos pagam pelo excesso de poluição ambiental e iluminação artificial, é não observar com clareza e real beleza as estrelas no céu das grandes cidades. Gerações não terão a chance de ver a olho nu, as maravilhas dos astros. As poluições, além de atrapalharem a observação astronômica amadora e profissional, também colocam em risco a saúde, a biodiversidade e um patrimônio cultural de milhares de anos da relação do homem com o céu.
Para falar sobre o céu, as poluições luminosas e os efeitos causados sobre as espécies e o ecossistema, o Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará (Uepa) convida a população para participar de palestras, visitação livre ao Centro de Ciências, sessão na Cúpula e observação astronômica, nesta quinta-feira, 22, de 9h as 18h,
A programação é totalmente gratuita e faz parte do evento nacional da 10º Primavera dos Museus, temporada cultural, promovida pelos museus brasileiros em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano, 753 museus por todo o Brasil oferecem a população mais de 2 mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, e exibição de filmes.
O evento tem como tema central “O Céu noturno: patrimônio natural e cultural em risco". As inscrições dos participantes ocorrerão no local, a partir das 8h.
SERVIÇO
Programação
9h Palestra "O céu noturno: patrimônio natural e cultural em risco"
10:30 Visitação ao centro de ciências
14:30 Palestra "Poluição luminosa e os efeitos sobre as espécies e ecossistemas"
15:30 Palestra "Poluição luminosa e a observação astronômica amadora e profissional"
16:45 Sessão de cúpula
18:00 Observação astronômica
Local: Centro de Ciências e Planetário – rodovia Augusto Montenegro, km 3, ao lado do Mangueirão.
Entrada gratuita
Texto: Renata Paes
Foto: Nailana Thiely