Currículo Escolar Quilombola em debate na Universidade

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 08/06/2015 - 00:00
O evento ocorre na Sala de Recitais do CCSE, de 16h às 18h. O debate surgiu a partir do déficit encontrado na educação dada aos quilombolas e da necessidade de medidas ativas na melhoria educacional
 
 
O Grupo de Pesquisa Educação Quilombola (Eduq) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza nesta terça-feira (9), no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), uma Roda de Conversa que pretende discutir sobre o currículo e as práticas escolares em quilombos.
 
No Pará existem, pelo menos, 240 comunidades quilombolas. São pessoas que, apesar das dificuldades históricas enfrentadas, prosseguem a trajetória de luta por direitos. Pensando nisso, o Grupo de Pesquisa busca medidas para efetivar um ensino completo considerando as vivências, realidades e histórias das comunidades quilombolas, de forma a considerar suas especificidades étnico-culturais.
 
Segundo a mediadora do encontro e coordenadora do Eduq, professora Ana D’Arc de Azevedo, a Roda de Conversa fomenta o debate a fim de que mais discussões surjam para prover o bem estar de povos. Com isso, será aberto um diálogo sobre melhorias para os indivíduos quilombolas.
 
Ana D’Arc ressalta que “vários são os desafios no campo escolar, por exemplo, um currículo que valorize o contexto que se insere respeitando a cultura, religiosidade, e ludicidade”.
 
Em março de 2003, foi aprovada a Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio. A Lei estabelece uma ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira. 
 
O Eduq
 
Os estudos e trabalhos de ensino e pesquisa são realizados pelo Eduq desde 2011, como fruto da pesquisa de doutorado da professora Ana D’Arc na Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e vem se consolidando a cada ano, com o desenvolvimento de projetos destinados aos povos. O grupo Eduq destaca a Linha de Pesquisa intitulada Educação Quilombola, que objetiva analisar prováveis alternativas e reflexões sobre saberes e práticas educativas de populações numa perspectiva dialógica, intersubjetiva e crítica.
 
Serviço: A roda de conversa é aberta ao público e ocorre na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo, nesta terça-feira, 9 de junho, de 16h às 18h.
 
Texto: Alberto Dergan
Foto: Renata Carneiro