Cursinho alternativo da Uepa realiza cadastro reserva

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 10/02/2014 - 00:00
 
*Atualizado em 11 de fevereiro , às 11h15
 
O Cursinho Alternativo da Universidade do Estado do Pará (Uepa) ofereceu aos interessados em se preparar para os Processos Seletivos 2015 um total de 200 vagas. As inscrições, abertas nesta terça-feira (11), foram esgotadas e, agora, a coordenação realizada cadastro reserva até esta quarta-feira (12).
 
A atividade faz parte do projeto de extensão que visa ajudar alunos de escolas públicas a conseguir uma vaga nas Universidades. Para se inscrever, os interessados devem comparecer à sala do Centro Acadêmico de Matemática, localizada no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), campus I da Uepa, no bairro do Telégrafo, sempre das 8h às 12h. O Curso é gratuito.
 
Foram ofertadas 200 vagas, sendo 40 para o primeiro ano do Ensino Médio, 40 para o segundo, e 120 para o terceiro. As aulas serão realizadas todos os sábados, das 8h às 18h, sendo pela parte da manhã para os alunos do primeiro ano, na parte da tarde para os alunos do segundo, e em tempo integral para os do terceiro.
 
Este ano, o projeto apresenta novidades: aulas de Geografia e das Línguas Inglesa e Espanhola serão, pela primeira vez, ministradas durante o Curso. “Hoje o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é fundamental para entrar em diversas universidades do país. A Geografia, por exemplo, ocupa um quarto da prova. É fundamental os alunos terem esta base, já que o Enem atende por média”, afirma o coordenador do Curso Alternativo e aluno do curso de Matemática da Uepa, Roger Noronha.
 
Além de colaborar com os alunos das escolas públicas, a atividade ajuda os futuros professores da Uepa a darem um grande passo na carreira profissional, já que as aulas são ministradas pelos próprios alunos dos cursos de Licenciatura da Uepa. “O Curso Alternativo me ensinou muitas coisas: interagir com o público, administrar aulas direito, e a perder o medo de falar em público. Além de ter me ensinado como ser um bom professor”, ressaltou Roger, que está há três anos na equipe do Curso Alternativo.
 
Para Eliziane de Oliveira, por exemplo, a atividade tem um grande significado. Ela foi aluna da turma do segundo ano em 2011 e, devido aos estudos realizados durante o Curso, foi aprovada em 2013 em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. Além da aprovação na Uepa, Eliziane também foi aprovada na seleção para ministrar aulas no Curso Alternativo.
 
“Desde quando eu fazia o Cursinho fui criando um afeto, um vínculo com a Uepa. Comecei a conhecer o projeto, via o empenho dos professores que também são alunos, e comecei a me interessar bastante pelo trabalho deles”, afirma. “O pessoal da equipe do Cursinho avisou que ia abrir uma seleção, me inscrevi e preparei uma aula. Passei e, ano passado, comecei a dar aula de literatura. Gosto bastante do projeto, ele ajuda pessoas que, assim como eu, não tem condições de pagar um cursinho. Sem contar que as aulas são ótimas. Ele nos ajuda a descobrir se queremos ou não dar aulas na sala de aula, nos ajuda a descobrir nossa vocação”, ressalta a ex-aluna e atual professora.
 
A intenção da equipe, segundo o professor e coordenador do projeto de extensão, Altem Pontes, é acrescentar mais disciplinas nos próximos anos, como História, curso que passou a ser ofertado pela Uepa este ano.
 
Serviço:
Os interessados em fazer o cadastro reserva para o Cursinho Alternativo devem comparecer à sala do Centro Acadêmico de Matemática com uma cópia do CPF e do RG, comprovante de matrícula em escola pública, comprovante de endereço e duas fotos 3x4. As aulas começam no dia 22 deste mês.