Cursinhos gratuitos auxiliam candidatos do Enem

Enviado por Ize Sena em Seg, 08/08/2016 - 10:33
Acabou o mês das férias e para muitos estudantes é hora de concentrar novamente as atenções nos estudos, em especial os alunos do Ensino Médio, que têm um desafio pela frente: o Enem. Paralelo às aulas regulares nas escolas, o Estado oferece oportunidade para quem busca se aprimorar no conteúdo e tirar dúvidas.

Neste segundo semestre, alguns cursinhos alternativos para o Enem iniciam suas atividades. Um deles é o da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Criado em 2008, o preparatório surgiu com o objetivo de ajudar os alunos da rede pública e, consequentemente, aprimorar a formação dos alunos graduandos dos cursos de licenciatura da universidade. Mais de dois mil alunos já passaram por essa experiência nestes nove anos de projeto.

Flávio Junior é aluno do curso de Ciências Naturais com habilitação em Física da Uepa e assumiu há três anos o cargo de professor no cursinho. Neste ano, além de dar aulas, também virou o coordenador do projeto. “Para este segundo semestre teremos seis turmas disponíveis, em média com 240 alunos, todos da rede pública de ensino, que ainda estão estudando ou que já concluíram o nível médio e vão fazer o Enem”, explica. As aulas são realizadas aos finais de semana em escolas parceiras do projeto. As inscrições foram feitas no início do ano.

Concluinte do Ensino Médio, Leide Ketlen Pereira, de 20 anos, vai, pela terceira vez, fazer a prova do Enem. Ela almeja uma vaga no curso de Engenharia Química, na Universidade Federal do Pará (UFPA), ou de Química, na Uepa. Pela segunda vez, ela está inscrita no cursinho alternativo da universidade do estado. “Acho uma excelente iniciativa. Dá oportunidade para quem não tem condições de pagar um curso. No ano passado, eu pequei na redação, mas já estou estudando mais”, ressalta. As inscrições para o cursinho da Uepa foram no início do ano. Porém, com algumas desistências, alunos que estão na fila de espera serão chamados.

Propaz-Enem
Outra iniciativa que vem contribuindo para a aprovação dos alunos é a parceria feita entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Pro Paz. O projeto tem como principal proposta pedagógica a organização de aulas complementares, nas quais os alunos têm acesso a questões temáticas sobre atualidades e temas interdisciplinares que normalmente constam nas provas.

O programa surgiu em 2012 com o nome de Pro-Enem e contava somente com a participação dos professores da rede pública. Porém, em 2014, com a parceria do Pro Paz, as aulas ganharam uma dinâmica diferente e uma equipe bem maior. Os aulões, como são chamados os eventos, são realizados aos finais de semana e em várias cidades do estado, como Belém, Santarém, Capanema, Abaetetuba, Castanhal. A partir do dia 20 deste mês, algumas cidades já começam a receber as aulas.

“É tudo gratuito e não precisa se inscrever. É só chegar e participar, vale tanto para alunos do ensino público quanto para o privado. Com este projeto, neste último vestibular, conseguimos mais de 60% de aprovação dos alunos da rede pública em instituições públicas de ensino superior”, pontua José Roberto Silva, secretário adjunto de Ensino. Até o momento, mais de 12 mil alunos já participaram do projeto.

Cinema, Música e História
Há seis anos, a Fundação Cultural do Pará (Centur) vem oferecendo um “extra” para os alunos que querem mergulhar mais no conteúdo exigido no Enem. O projeto “Cinema, Música e História” leva o aluno a aprender através do audiovisual.

Em um primeiro momento, o conteúdo em si é abordado por professores. Em seguida, usa-se filmes ou músicas que retratem aquele tema. Feito isso, começa um debate sobre o assunto e encerra com a resolução de questões já cobradas em provas.

“O que queremos com isso é tirar a tensão de sala de aula que o aluno vive, mostrar que estudar é um ritual que todos passam, não é o fim do mundo. Com criatividade, pode sair do padrão sala de aula e aprender também”, acredita Bruno Magalhães, professor de história e do projeto no Centur.

Esta programação vai começar agora no segundo semestre. Nos dias 25 e 26 de agosto serão realizadas as primeiras aulas. Assim como os demais, é gratuito, para qualquer aluno, e não precisa de inscrição. A expectativa é que a sala fique lotada, isso significa receber pelo menos 100 alunos

Hora do Enem
Além dessas aulas extras presenciais, o aluno pode se preparar para o Enem através da internet. O site do Ministério da Educação (MEC) disponibiliza uma plataforma voltada para a prova, o Hora do Enem. Nela é possível ler materiais sobre o conteúdo exigido e fazer exercícios dentro do padrão cobrado.

“Estamos negociando com o MEC receber as estatísticas dos nossos alunos que o site produz para que com essa informação possamos trabalhar melhor em cima das falhas deles”, informa o secretário. Além disso, em breve, a Seduc disponibilizará também uma plataforma nos mesmos moldes do Ministério com conteúdo próprio para o aluno estudar.

Além do Hora do Enem, o aluno pode acessar o site Enem Action, fruto de uma parceria entre a Seduc e a Faculdade Faci/Devray e usufruir de contéudo específico para o exame. As provas do Enem serão nos dias 5 e 6 de novembro.

Texto: Bianca Teixeira/Secom
Fotos: Mácio Ferreira, Thiago Gomes/Secom