Curso aborda os aspectos do autismo no contexto familiar

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 17/06/2015 - 00:00

 

O curso é ministrado pelo professor doutor da Universidade de Évora (Portugal), Vitor Franco e ocorre até a próxima quinta-feira (18), no Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS)
 
Discutir ações articuladas para o desenvolvimento e inclusão das crianças com autismo e outros transtornos do desenvolvimento é a proposta do curso teórico promovido pelo Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (Nedeta), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O curso Intervenção precoce centrada na família nos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) é ministrado pelo professor doutor da Universidade de Évora (Portugal), Vitor Franco, e ocorre até a próxima quinta-feira (18) no Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS).
 
O objetivo é capacitar a equipe de profissionais que atuam na Universidade. A metodologia de ensino inclui os fundamentos da intervenção precoce, avaliação e diagnóstico, e o processo de intervenção no modelo centrado na família, além da inclusão da criança dentro da escola.
 
O professor Vitor Franco ressalta que “quando se pensa em autismo, pensa-se apenas em tratamentos, mas o desenvolvimento se passa no trabalho centrado da família, na forma de como ajuda-la a resolver suas dificuldades e ser promotora do desenvolvimento da criança”. Franco também destaca que “o desenvolvimento não se constrói apenas com terapia, com a escola, mas em como a família vai reunir tudo isso”.
 
No contexto escolar, Vitor Franco afirma que a “escola não deve ser inclusiva ao receber uma criança com autismo, mas deve inclusiva antes de recebê-la, para acolher e saber o que fazer com ela”. O professor da Universidade de Évora também ressalta que a universidade deve ter uma compreensão maior do autismo para saber de que forma abordá-lo. “É importante que a universidade ofereça melhores serviços para a comunidade, em apoio à família para torná-la mais capaz”, diz Franco.
 
O psicólogo que atua no Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado no CCBS, Marcelo Seiffert, diz que o curso tem uma proposta inovadora de discutir em conjunto os casos e as análises clínicas das crianças com autismo. Seiffert vai utilizar os conhecimentos do curso para a melhoria do atendimento na Universidade. “No mínimo 40 a 50% dos meus pacientes ou são autistas já diagnosticados ou tem um quadro que se enquadra no autismo e estão em avaliação. Para mim é cotidiano, pois atendo até nove crianças por dia”, conta o psicólogo.
 
Além da equipe do CCBS, o curso recebe profissionais que atuam nas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, educadores, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e técnicos de reabilitação e serviço social. O curso teórico é uma realização da Uepa, por meio do Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, em parceria com o Ministério da Saúde. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (91) 3277 1909.
 
Texto: Igor Pereira
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa