Em 2020, o Curso de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa) completa 20 anos. As comemorações serão em um evento totalmente digital, de 11 a 13 de novembro, no canal do curso de Design no YouTube. As transmissões contarão um pouco sobre a trajetória do curso que hoje está presente em Belém e Paragominas. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas, gratuitamente, aqui.
Os eixos temáticos para o evento são Ensino, Pesquisa e Mercado. No primeiro dia será abordado um pouco mais sobre a história do curso e principais mudanças. O segundo dia será sobre pesquisas em Design na Amazônia e alguns professores e pesquisadores atuantes. Por fim, no último dia, o mercado, a importância e a presença do designer em determinados nichos, trazendo também questões como a adaptação de espaços de trabalhos convencionais para o home office durante a pandemia, será o tema principal das discussões.
O objetivo da programação é iniciar momentos mais dinâmicos e em novas plataformas, a partir das recomendações de distanciamento social, como forma de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19). “Nossos alunos são extremamente ativos e participativos, nós temos essa característica muito forte. Muitos se viram bloqueados por conta da pandemia, então, vendo toda a dificuldade e a vontade que eles têm de propor essa atividade ao curso, nós, professores, tomamos a iniciativa de promover esse momento e dinamizar o cenário atual'', avalia uma das organizadoras do evento, Gabriella Monteiro, em conjunto com os professores Thiago Azevedo, Vinícius Lira, Keila Vasconcelos e Jorge Duarte.
A atividade digital permite integrar a comunidade acadêmica das duas cidades onde o curso é ofertado. “Nossa ideia é mostrar essa transformação e unificar a nossa comunidade acadêmica, em Belém e Paragominas, para alcançar o máximo de alunos, já poucas vezes conseguimos agrupar o corpo docente e discente para criar esse contato, refletir sobre a história do curso, passando por questões pedagógicas e das metodologias ativas”, é o que espera a professora Gabriela durante os três dias de eventos.
Criado em 1999, o curso de Bacharelado em Design já passou por diversas mudanças desde a criação. “Começou como Desenho Industrial, depois Design Industrial e, por fim, Bacharelado em Design. A mudança de nome também representa a mudança de rumos e novas diretrizes estabelecidas”, relembra o professor do curso, Antônio Erlindo, que participará da primeira mesa de debate Trajetória do Curso de Design da Uepa, de 1999 a 2000, no dia 11, e que viu o desenvolvimento da graduação: “A sensação não é de missão cumprida, porque tem muita coisa a ser feita, ainda tem muito a ser conquistado, mas tem alguma satisfação por ter visto que agora o curso tem vida própria”.
Com o objetivo de formar profissionais capacitados a identificar as atuais e futuras potencialidades regionais e utilizá-las para o desenvolvimento de produtos manufaturados e com a proposta de agregar maior valor à matéria-prima local, o profisional pode atuar nas áreas de design gráfico, design de produtos e design de serviços, entre outras, como pondera Antônio. “De onde eu enxergo, a área da comunicação visual tem uma facilidade de aceitação e demanda constante. A gente tem iniciativa de egressos nossos que desenvolvem produtos, mas ainda em escala artesanal, o desafio deles é transformar isso em uma escala maior; e, por fim, a área de design de serviços, já que a gente tá comprando menos objetos, mas não deixamos de consumir, como no caso dos serviços de streamings”.
De importância ímpar, a profissão já está incorporada à realidade local: “A sociedade já entende o que é o design, somos procurados por empresas que procuram estagiários, temos empresários ou empreendedores que têm transformado a sociedade, por meio do design, de maneira inteligente”, finaliza Antonio.