Curso de Design debate mercado e experiências de trabalho

Enviado por Marilia Jardim em Ter, 26/10/2021 - 10:34

Preparar os alunos de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa) para o D20+2021, evento do curso que será realizado em dezembro, é o objetivo de uma programação prévia que será realizada nos dias 27 e 28 de outubro, a partir das 17h, via YouTube. Para esse ano, a professora Maria Gabriella Monteiro, uma das organizadoras do evento, espera maior participação e conexão dos alunos com os temas propostos. A ideia é compartilhar “experiências reais em jornada de trabalho, porque o aluno sente choque quando chega no mercado de trabalho, já que ele não encontra as possibilidades que pensou ou encontra possibilidades demais e não se sente preparado”, explica a professora.

Com o tema Mercado & Novos Contornos, os alunos terão a oportunidade de conhecer profissionais de diversas áreas do Design. A programação do dia 27 terá a apresentação do D20+ 2021 e o lançamento de duas atividades que são a novidade deste ano: a leitura de portfólio e o creative design, que terão as dinâmicas explicadas no momento do evento. Em seguida, será realizado um bate-papo com o Victor Eguchi, que compartilhará a sua trajetória em Design e falará sobre Branding. No dia 28, Yorrana Maia e Arianne Pereira irão discutir sobre “Pesquisas de Tendências em Design” da perspectiva da Moda e do Design de Interiores. Em seguida, Renan Ribeiro e Leonardo Madjer falam sobre “Como ir além da produção de conteúdo para redes sociais”, compartilhando as experiências de trabalho.

Realizado de forma virtual, a programação reúne os estudantes do curso de Design em Belém e Paragominas, onde a graduação é ofertada. “O evento on-line é uma forma de propiciar a participação deles, dado que hoje tem uma rotina mais complexa de trabalho e de estudos. Os alunos aceitam muito bem as nossas programações”. Em 2020, foi realizada a primeira edição do D20+, em comemoração aos 20 anos do curso de Design e que abordou os eixos Ensino, Pesquisa e Mercado.

Nicholas Argolo, estudante do curso de Design da Uepa, participou da primeira edição do evento no passado. "O D20+ foi um evento muito importante para o curso em tempos de pandemia. A todo momento, durante o curso de Design, somos instruídos a desaprender sobre o Design, para então reaprender de uma forma mais concisa e não linear, um dos métodos vitais para efetivar esse ensino é a desconstrução do quê é 'Design'". Ele relembra sobre os temas abordados: "Em 2020, o D20+ não retratou apenas o Design, mas dialogou com os campos de mercadologia; marketing; empreendedorismo e meio ambiente. Isso se dá pois de fato o design é uma função multifacetada, e o evento fortificou esse caráter demonstrando para o público de forma virtuosa o quão plural o ofício de design pode ser".

O evento está institucionalizado, na intenção de que ele seja uma programação anual e atualizada para os graduandos. Gratuito e para interessados nas áreas afins, o evento é organizado pelos professores do curso Maria Gabriella Monteiro, Thiago Azevedo, Keila Vasconcelos, Vinicius Lira e Jorge Duarte. Para a próxima edição, Nicholas fala sobre as suas expectativas. "O D20+ 2021 expandirá a carga que o primeiro evento teve, em especial a adição da leitura de portfólio irá apresentar para o público as diversas criações provenientes de egressos do curso, isto não só ressaltará o potencial do Design como agente transformador, mas também expressará que a Amazônia e, em especial, o Pará possuem enorme potencial explorado na profissão. Tenho certeza que o evento de 2021 será tão cativante e inspirador quanto o do ano anterior", finaliza Nicholas.

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)

Foto: Nailana Thiely (Ascom Uepa)