Curso de enfermagem comemora seu 74º aniversário

Enviado por helaine em Seg, 12/11/2018 - 09:16

Na última sexta-feira, 09 de novembro, o curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou a programação comemorativa do seu 74º aniversário. O curso, que é o mais antigo da instituição, é abrigado no Campus IV - Escola de Enfermagem Magalhães Barata, em Belém e também já formou profissionais em Santarém, Tucuruí e Conceição do Araguaia.

A programação começou às 8h, no hall de entrada do próprio Campus, com a apresentação da banda da Guarda Municipal de Belém, seguida do hasteamento das bandeiras. Entre os presentes na abertura estavam a coordenadora do curso de Enfermagem da Uepa, professora Margareth Bittencourt; o professor Antônio César, representando a direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); e o reitor da Uepa, professor Rubens Cardoso; além de alunos, servidores e professores do curso de enfermagem. “A palavra de ordem é agradecer. É um momento de felicidade. Estamos nos esforçando muito para fazer uma boa gestão e para isso contamos com o apoio da gestão superior, dos técnicos, professores, alunos... Todos fazem esse curso todos os dias”, disse a professora Margareth, coordenadora do curso desde junho deste ano. “Esses eventos servem para lembramos que nós precisamos ter uma atitude muito positiva sempre em relação à nossa Universidade. Precisamos ter uma parceria numa relação entre iguais em torno do objetivo único que é formar capitais humanos. A Universidade é de todo mundo, é do contribuinte, é da sociedade. E essa Escola de Enfermagem é líder na Amazônia em formar profissionais de Enfermagem há 74 anos”, disse o reitor da Uepa em seu discurso.

Pela manhã também houve a tradicional cerimônia da lâmpada, em memória da enfermeira britânica Florence Nightingale, que cuidava de soldados feridos durante a Guerra da Crimeia, no século XIX. Alunos, docentes e servidores também puderam acompanhar a conferência de abertura, intitulada A importância da preservação da história da enfermagem para o futuro e ministrada pela diretora do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, Maria Júlia Lemos. “Antigamente, não existia escola para o profissional de enfermagem. Não podemos esquecer da história, mas precisamos compreender a evolução da profissão ao longo dos anos para a construção da história da enfermagem”, afirmou Mária Júlia durante a conferência.

A programação continuou durante todo o dia com palestras e discussões sobre temas diversos como a questão do adoecimento mental no meio acadêmico. Pela tarde, também ocorreu um torneio de futsal e uma gincana, além do lançamento do novo site do Campus. A programação encerrou com uma festa ao final do dia, com show de Marquinho e banda.

Confira as fotos da abertura do evento aqui.

Texto: Helaine Cavalcante

Fotos: Nailana Thiely