O primeiro dia de inscrições para o Curso Livre de Mandarim gratuito, ofertado pelo Instituto Confúcio em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), teve procura tão intensa, que as 40 vagas ofertadas foram preenchidas em apenas 15 minutos. O curso é destinado a estudantes da Universidade e comunidade externa.
As inscrições prosseguem somente para o cadastro reserva até o dia 15 do mesmo mês, das 9h às 12h, e devem ser feitas na sede da Editora da Uepa (Eduepa), no bairro do Umarizal, onde também serão desenvolvidas as atividades do Instituto no Estado. Os interessados devem estar munidos de cópias do RG, CPF, uma foto 3x4 e, caso seja estudante da Uepa, comprovante de matrícula. No ato de inscrição, também deverá preencher um formulário.
O curso terá duas turmas, com 20 alunos cada uma. As aulas serão: Turma 1, às segundas e quartas-feiras, das 9h30 às 11h; Turma 2, às terças e quintas, das 14h às 15h30. Ministrado por professores da Universidade de Shandong, na China, o curso livre terá duração de três semestres (três níveis do mandarim básico). Os alunos aprenderão sobre a sociedade chinesa, leitura de chinês básico, ortografia chinesa básica, básico de conversação e compreensão oral. A proposta da coordenação do curso é que, em setembro deste ano, seja aberta uma turma específica para servidores da Universidade além de outras turmas para alunos da universidade e a comunidade.
Mais do que uma oportunidade, o ensino da língua chinesa é uma necessidade para o Pará, que tem firmado várias parcerias comercias com o país asiático. Além disso, como o convênio com o Instituto Confúcio é firmado entre Instituições de Ensino Superior (IES), a cooperação internacional acadêmica será fortalecida, abrindo novas portas para o intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores da Uepa com instituições de ensino chinesas.
As tratativas para instalação do Instituto Confúcio no Estado tiveram início ainda em 2012. No ano seguinte, a Uepa firmou acordo de cooperação com a Shandong Normal University (SDNU), da China, considerado o primeiro passo para a criação de um Instituto no Pará. Este também é o primeiro do norte do Brasil.
Serviço: Inscrições para cadastro reserva no Curso Livre de Mandarim, de 13 a 15 de junho, das 9h às 12h, na Eduepa, localizada na travessa Dom Pedro I, 519. Mais informações: (91) 3222-1320.
Texto: Ize Sena
Foto: Nailana Thiely