Curso de Medicina fica acima da média nacional na Anasem

Enviado por Ize Sena em Sex, 31/03/2017 - 10:32
O curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) obteve nível de proficiência acima da média nacional, de acordo com o resultado da primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem).

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame agrupou os estudantes em três níveis de proficiência, baseado no desempenho obtido a partir das questões objetivas. São eles: Básico, Adequado e Avançado.

Os alunos de Marabá obtiveram 100% do nível de proficiência Adequado. A média nacional para esse parâmetro foi 91,2%. Em Belém, 98,9% dos estudantes encontram-se no nível de proficiência Adequado e 1,1%, no Avançado. O primeiro resultado da Anasem comprova a proficiência do curso de Medicina ofertado pela Uepa, pois nenhum estudante da instituição ficou no nível Básico.

Para a coordenadora da graduação, Elaine Xavier Prestes, esta foi a maior conquista. “Estamos no caminho certo dentro do processo de formação acadêmica dos alunos. O resultado revelou que o nosso projeto pedagógico tem as competências e habilidades exigidas pelo Ministério da Educação (MEC)”, afirma Elaine.

A Avaliação Nacional Seriada tem caráter obrigatório para os estudantes de medicina, cuja regularidade será atestada no diploma. O objetivo da Anasem é avaliar, por meio de instrumentos e métodos, os estudantes do 2º, 4º e 6º ano. São levados em consideração os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.

A professora Elaine Xavier Prestes avalia que o exame é importante por indicar a qualidade da formação dos futuros profissionais. “O resultado reforçou a excelência dos nossos estudantes. Esse mérito é fruto do trabalho desenvolvido por professores e gestores da instituição”, enfatiza.

A Avaliação
A primeira edição da Anasem foi aplicada em 9 novembro de 2016 em 158 municípios brasileiros. A avaliação contou com 60 questões objetivas e três discursivas. O Inep baseou-se na Teoria de Resposta ao Item (TRI) para executar o teste. Foram mobilizadas 91% das escolas brasileiras de educação médica, totalizando 233 cursos e 22.086 estudantes do 2º ano. A segunda edição da Anasem deverá ocorrer no dia 18 de outubro de 2017 e será aplicada para os estudantes matriculados no segundo ano.

Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely