Curso de Pedagogia da Cultura Corporal abre edital

Enviado por Fernanda Martins em Seg, 01/08/2016 - 09:50

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) inicia hoje, 1 de agosto, as inscrições para a segunda edição da especialização em Pedagogia da Cultura Corporal. Voltado para profissionais de Educação Física, o curso busca atualizar os professores para as novas realidades encontradas em sala de aula e dar-lhes ferramentas para melhor lidar com a multiplicidade cultural no ambiente escolar. Tanto as inscrições quanto o curso serão gratuitos. Interessados em concorrer a uma das 40 vagas disponíveis devem entregar a documentação exigida no edital e preencher a ficha de inscrição no Campus de Educação Física até o dia 19 do mesmo mês.

O curso será ministrado em regime modular, entre os meses de setembro de 2016 e agosto de 2017. Nas semanas de realização dos módulos, as aulas ocorrerão de 18h30 às 21h30, de segunda a sexta-feira, totalizando 420 horas/aula. Caso haja necessidade, as aulas também poderão ser aos sábados. Para garantir o certificado, os alunos precisarão de um mínimo de 75% de presença em cada módulo.

Interessados deverão solicitar sua inscrição presencialmente, no horário das 9h às 12h e das 14h às 18h, através de formulário de inscrição, que consta em anexo no edital e também está disponível na Secretaria do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (NUPEP/CEDF/UEPA), sito a Avenida João Paulo II, nº 817, entre as Travessas Vileta e Timbó, Bairro do Marco.

Os candidatos deverão preencher correta e completamente o formulário, sem rasuras ou emendas, e entregá-lo juntamente com uma cópia do Currículo no modelo Lattes (em formato completo), acompanhado da cópia dos comprovantes relacionados e em ordem de citação dos mesmos; uma cópia legível do diploma de Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física (frente e verso); uma cópia legível do documento de identidade emitido por instituição pública e do CPF; uma cópia dos comprovantes de votação nas últimas eleições ou declaração de quitação eleitoral; uma cópia do certificado de reservista ou de alistamento no serviço militar para candidatos do sexo masculino.

Aqueles que buscam uma vaga no curso deverão ainda escrever uma Carta de Intenção, digitada e impressa em Papel A4, com fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior e esquerda 3,0cm e inferior e direita 2,0cm, expondo os motivos da escolha do curso (em até quatro laudas). O candidato deve apresentar o documento em duas cópias. O interessado que não apresentar os documentos exigidos como requisitos ou não preencher o formulário de inscrição de acordo com as instruções do edital terá sua participação anulada.

A seleção dos candidatos será feita por uma comissão formada pelo coordenador e docentes do curso de especialização. A primeira etapa eliminatória avaliará o Lattes e a carta de Intenção. Os aprovados farão uma prova escrita baseada no conteúdo divulgado no Anexo E do edital. O resultado final é esperado para o dia 2 de setembro, enquanto o início do curso está previsto para o dia 12 do mesmo mês. O edital pode ser encontrado aqui.

Texto: Fernanda Martins

Foto: Bianca Almeida