A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou no campus de Marabá o I Curso sobre Insetos de Importância Florestal. A atividade, ministrada pelo professor Moacir Ribeiro, foi voltada para os estudantes do curso de Engenharia Florestal da instituição e do curso de Agronomia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifespa). O conhecimento sobre insetos é fundamental para a formação dos biólogos, agrônomos e estudiosos da natureza em geral.
O curso, de duração de uma semana, objetivou que os alunos conhecessem mais sobre os insentos de importância florestal na região amazônica, afirmou o entomólogo Moacir Ribeiro. “Fizemos um estudo sobre os principais insetos, enfatizando a morfologia externa na busca de características que pudessem identificar as ordens e famílias. Dentre esses insetos, destacam-se as formigas cortadeiras, vespa da madeira, pulgão, besouros, cupins e borboletas”, destaca.
A atividade extraclasse buscou reforçar os conteúdos da disciplina Entomologia Florestal, também ministrada pelo professor Moacir, no campus VIII. A matéria faz parte da grade curricular do curso de Engenharia Florestal e trabalha com instalações de armadilhas, seminários e identificação dos insetos de laboratório.
Organizado pela Liga de Ciências e Tecnologia da Madeira (LCTM), o I Curso sobre Insetos de Importância Florestal também promoveu uma visita técnica a uma coleção de insetos da Fundação Casa da Cultura de Marabá. No local, os estudantes puderam verificar diversos grupos de insetos e saber quais causam danos às madeiras e florestas.
Texto: Marcus Passos
Foto: Turma de Engenharia Florestal