Curso realiza atividades práticas com crianças neurotípicas

Enviado por Daniel Leite em Qua, 26/05/2021 - 19:03

O curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Integris Terapias Especializadas, realizou nesta quarta-feira, 26, no Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (Nedeta), localizado no Campus II da Universidadeo encerramento das atividades do quinto módulo, correspondente à Integração Sensorial e Práxis, do I Curso Brasileiro de Certificação em Integração Sensorial.

O Curso tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) na certificação dos participantes e o objetivo principal é promover a formação de profissionais para atuar a partir das Teorias de Integração Sensorial. Esta é a primeira vez que uma instituição de nível superior desenvolve a formação com certificação brasileira.

Segundo a coordenadora do Curso, professora Ana Irene Oliveira, a proposta é aprofundar o debate com os 35 inscritos durante as 210h e assim alavancar o tema na área e capacitar os participantes para pesquisa e prática nesse campo teórico e prático para o terapeuta ocupacional.  “O método que o curso aborda é extremamente inovador no mundo todo e que está acontecendo pela primeira vez dentro do âmbito brasileiro, dentro das regiões Norte e Nordeste, se configurando como possibilidade para que os terapeutas ocupacionais possam ter o acesso facilitado a esta certificação, que até o momento só existia fora do país, portanto, um curso que se tornava caro apesar da sua importância”, disse.

Para o professor do curso de Terapia Ocupacional da Uepa, Rafael Luis da Silva, a formação em integração sensorial corresponde às vivências práticas, a partir das teorias e pesquisas de Jean Ayres, principal referência sobre o conceito. Ele acredita ainda que os módulos executados com os alunos são inovadores por ser a primeira versão do curso no território brasileiro. “O curso de Integração Sensorial que hoje se dá no Brasil, aqui no Pará e no Ceará, é uma formação pautada nas nossas realidades, portanto, de extrema importância para o terapeuta ocupacional que busca esse tipo de qualificação para atuar no país, pois é bom lembrar que antes desse curso, só era possível alcançar essa qualificação em outros países”, afirmou.

Já para a terapeuta ocupacional paranaense Vanessa Pereira, a formação em integração sensorial era especialidade que sempre quis, porém o custo financeiro para alcançar a certificação internacional era uma grande dificuldade. Agora, com a realização dentro do país é algo ao seu alcance. “Estou vivendo em Belém desde o início do primeiro módulo e agradeço muito a Uepa em ter possibilitado a existência do curso no país, pois ele é muito importante para atualização dos terapeutas ocupacionais, quero agradecer por terem feito essa parceria em prol da evolução dos profissionais da área no país”, comentou.

Sobre o Curso 

O I Curso Brasileiro de Formação em Integração Sensorial é voltado, exclusivamente, para graduados em Terapia Ocupacional.  As aulas tiveram início em janeiro e serão desenvolvidas em sete módulos, divididos em: Neurociências e Integração Sensorial; Bases Teóricas da Integração Sensorial; Instrumentos de Avaliação em Integração Sensorial; Protocolos e Pesquisa em Integração Sensorial; Integração Sensorial e Práxis; Combinando Integração Sensorial com Conceito Neuro Evolutivo Bobath; e Vivências Práticas e Estudo de Casos Clínicos em Integração Sensorial. 

Além do diferencial que o curso oferece para a prática profissional do terapeuta ocupacional, a coordenação também prevê a elaboração de um e-book com artigos científicos produzidos pelos participantes do curso.

Próximos módulos

No período de 27 a 29 de maio ocorrerá o último módulo na capital paraense nos espaços do Nedeta e da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), ambos no Campus II da Uepa, com a especialista Arla Lobo. Ela abordará o conceito evolutivo Bobath dentro da Integração Sensorial e marcará o início das orientações para produção dos artigos científicos pelos participantes. No mês de agosto retoma com o último módulo, de Integração Sensorial e Práxis, no período de 5 a 7, com a professora Ana Rodrigues.

Para mais informações sobre o curso clique aqui

 

Texto e fotos: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)