Cursos sobre Estomaterapia em Encontro de Enfermagem

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 26/09/2016 - 15:58

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) Seção Pará promove nos dias 29 e 30 de setembro, no Centro de Convenções Benedito Nunes, localizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), o 10° Encontro de Enfermagem da Região Norte (ENFNORTE). As professoras da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Regina Cunha e Lisiany Moreira, especialistas em Estomaterapia, e a doutora em enfermagem Ilma Ferreira, ministrarão cursos pré-evento na quarta-feira, 28, de 8h as 18h, na Faculdade de Enfermagem da UFPA. A Estomaterapia é a área da Enfermagem responsável pelo tratamento de feridas agudas e crônicas, como bolhas no corpo, diabetes, lesões por pressão, entre outras.  

A doutora em Enfermagem e presidente da ABEN SOBEST Pará, Regina Cunha, abordará a “ Reabilitação da Pessoa com Ileostomia”. Ileostomia é uma ‘’boca’’ cirurgicamente criada na parede abdominal para a eliminação das excreções humanas. Segundo a doutora, há demanda de pacientes com esse quadro de saúde, assim como há necessidade de profissionais para reabilitá-los adequadamente.

Esses pacientes precisam de equipamentos, assim como os diabéticos precisam de insulina e não vivem sem. Essas pessoas precisam de coletores fixados no abdômen, porque se não, como que vão sair do leito? A Ileostomia é motivada por câncer, má formação congênita, vítima de trauma, acidente por arma de fogo, doença inflamatória intestinal”, pontua Regina Cunha.

A enfermeira estomaterapeuta, Lisiany Moreira, falará sobre as feridas que se formam pelo corpo, recorrentes em pacientes acamados por longo período na mesma posição. O tema do curso é “Estadiamento de Lesão por Pressão”. “Vamos abordar as meditas de prevenção e tratamento para as pessoas acamadas. Vamos discutir uma nova concessão de lesões por pressão, antes chamada de úlcera por pressão”, esclarece ela.

A doutora em Enfermagem, Ilma Ferreira, abordará os “Desafios da Gestão do Serviço de Estomaterapia”.  Ilma destacará as questões organizacionais da área. “Vou abordar como se organiza o serviço, as necessidades de material, recursos humanos, infraestrutura. As pessoas montam o serviço sem muito conhecimento de como se faz. Montem com o que tem de experiência. Vou falar sobre essa organização em cima de trabalhos científicos”, detalha Ilma Ferreira.

O 10° ENFNORTE tem como tema “ A diversidade do cuidar no contexto amazônico”. A programação é voltada para acadêmicos de enfermagem e profissionais da saúde atuantes no mercado de trabalho. Os interessados podem se inscrever até o dia do evento. A taxa de inscrição altera conforme a formação do profissional. Os valores estão especificados na página online da programação. As inscrições são feitas mediante depósito bancário.  

 

 

Texto: Renata Paes

Fotos: Nailana thiely