Curumim Ambiental na Folia ensinou sobre ecologia com brincadeiras

Enviado por Olivia Varela em Seg, 04/03/2019 - 21:29

Com brincadeiras, histórias e muita alegria se aprendeu sobre a preservação ambiental na manhã animada do dia 28 através do projeto Curumim Ambiental na Folia. O evento ocorreu no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e ofereceu oficinas, contação de histórias e música ao vivo para crianças da comunidade e das escolas do bairro Telégrafo.

 

Organizado pelo Núcleo de Estudos e Extensão Trilhas Investigativas e Práticas Sociais (Netrilhas), a atividade trouxe práticas pedagógicas para crianças de 4 à 13 anos com o intuito de conscientizar sobre o descarte de lixo, o meio ambiente e a ecologia. Também foi produzido fantasias com material reciclável e instrumentos musicais, finalizando com um cortejo carnavalesco pela Instituição.

 

A ideia era ensinar como fazer um carnaval sustentável transformando o lixo em luxo. Nas oficinas de criação de fantasias, os participantes das atividades confeccionaram roupas e acessórios com materiais reutilizáveis que seriam jogados no lixo como cubas de ovo, sacolas plásticas e garrafas pet.

 

Para o brincante Luís Fernando, de 8 anos, a programação estava sendo muito divertida. “Achei tudo muito legal, e aprendi como deixar a cidade limpa no carnaval. Não pode jogar lixo no chão, mas dá pra fazer fantasias”, afirmou. O Luís estava vestido como o personagem Batman e pode produzir uma nova fantasia junto as mais de 20 crianças que participaram da folia sustentável.

 

No meio de aprendizados e sorrisos estava a organizadora do Curumim na Folia e caloura do curso de Pedagogia, Amanda Coelho. Vestida como a Chapeuzinho Vermelho, ela foi uma das integrantes da contação de história e das brincadeiras de roda. “Fomos convidados em sala de aula para construir o evento e topamos na hora. Pretendemos ensinar sobre reciclagem e também fazer com que as crianças se apaixonem pela Universidade assim como nós”, falou entusiasmada.

 

O evento contou também com a parceria do Instituto Alachaster da Marambaia que realizou uma oficina interativa sobre a coleta seletiva. O Instituto trabalha sustentabilidade e qualidade de vida através da coleta seletiva domiciliar, cultivo de plantas e oficinas em instituições e escolas públicas. No evento, os integrantes do Alachaster utilizaram a ludicidade para explicar as cores de cada lixeira e a separação do lixo.

 

O Curumim Ambiental foi criado a partir da iniciativa “Trilhas da Vila”, um projeto criado em 2007 que levava brincadeiras educativas para as crianças da comunidade da Vila da Barca. A partir daí, o núcleo se expandiu e apresenta hoje sua versão ecológica de carnaval. “Trabalhamos a educação ambiental trazendo uma proposta de inclusão social com a intenção de levar respeito e preservação às pessoas e ao meio ambiente”, explicou a professora Ana Telma Monteiro, coordenadora do projeto e do Netrilhas.

 

O evento contou com a participação e parceria dos alunos dos cursos de Letras, Geografia, Pedagogia, Música, Matemática, História e Secretariado Executivo Trilíngue, dos servidores e da direção do CCSE, do projeto Uepa Ambiental e do projeto Recicleia de São Miguel do Guamá.

 

Texto: Olivia Varela

Foto: Nailana Thiely e Olivia Varela