A Universidade do Estado do Pará (Uepa) por meio do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Cidadania na Amazônia (GMSECA), realizará na sexta-feira, 29 de abril, no Auditório da Reitoria, a mesa redonda Estado, Igreja e Conflitos Sociais no Campo: Memórias do massacre de Eldorado dos Carajás. A programação ocorrerá de 9h30 as 12h30, e tem como público alvo professores, estudantes, servidores, entidades da sociedade civil e a comunidade externa.
Para participar, basta preencher o formulário de inscrição no dia do evento. As inscrições são gratuitas. O objetivo do grupo é fomentar o debate acerca do significado do massacre de Eldorado dos Carajás, falar sobre os avanços dos grandes projetos, quais impactos que ainda se refletem na vida da população, e dialogar sobre o processo de criminalização dos movimentos sociais no campo.
Segundo a professora da Uepa, doutora em Ciências da Religião, Marize Duarte, o público que prestigiar vai entender a história do massacre. “Isto foi um marco violento na história, por isso os participantes vão ter conhecimento do que aconteceu e o que percorre até os dias atuais, com os movimentos sociais e suas lutas”, afirma a professora.
SERVIÇO
Mesa redonda: Estado, Igreja e Conflitos Sociais no Campo: Memórias do massacre de Eldorado dos Carajás.
Data: 29 de abril.
Local: Auditório da Reitoria - Rua do Una, bairro do Telégrafo.
Inscrições gratuitas no dia do evento.
Aberto ao público.
Texto: Rafael Dias
Foto: Nailana Thiely