Debate entre candidatos é realizado de maneira on-line

Enviado por Marilia Jardim em Sex, 30/04/2021 - 11:35
À distância e com torcidas animadas, com manifestações de apoio no chat disponível, e mais de mil visualizações ao final, o debate entre os candidatos das chapas que irão compor a lista tríplice para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi realizado na noite de ontem, 29, com transmissão ao vivo pelo canal da Uepa no YouTubeA mediação foi feita pela jornalista Carolina Menezes e o encontro reuniu os candidatos Benedito Valente e Sheyla Oliveira da chapa 1 (Somos +Uepa);  Ionara Terra e Nilson Bezerra, da chapa 2 (Renovar para avançar); e Clay Anderson Chagas e Ilma Pastana, da chapa 3 (Uepa para toda a gente).

Dividido em seis blocos de perguntas e respostas, a dinâmica obedeceu o seguinte roteiro: no primeiro momento, os candidatos tiveram tempo para fazer as devidas apresentações. No segundo e terceiro bloco, foram para que os candidatos respondessem às mesmas perguntas, feitas pela Comissão Eleitoral, sobre os temas orçamento da Universidade, enfrentamento da pandemia, Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos docentes e técnicos e assistência estudantil.

No quarto bloco, as chapas puderam formular duas perguntas, uma para cada chapa opositora, com temas livres, com direito a tempo para réplica e tréplica. No quinto bloco foi realizado um sorteio ao vivo para que cada chapa respondesse a uma pergunta sobre os seguintes temas: pesquisa, extensão e pós-graduação. No sexto e último bloco, as chapas tiveram mais um tempo para fazer as considerações finais.

Ao final, a presidente da Comissão Eleitoral, professora Regina Carneiro, usou da palavra. “Eu queria agradecer, em nome da Comissão Eleitoral, a participação de todos vocês, candidatos, queria agradecer a todos que estão nos acompanhando. Estou muito orgulhosa de vocês e tenho certeza que quem ganhar essa eleição vai conduzir muito bem a nossa Universidade, porque a gente está aqui porque a gente honra esse brasão”.

Cronograma

Hoje, 30, encerra o período de campanha eleitoral das chapas. A eleição será realizada na próxima quarta-feira, 5, de 9h às 20h, de forma on-line, por meio do sistema VOTAnet do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA). Já está disponível, também no canal da Uepa no YouTube, um vídeo sobre como funciona o sistema eleitoral digital.

Poderão participar da escolha docentes e técnicos efetivos e alunos devidamente matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação. No dia 4, serão enviadas aos eleitores aptos, que ativaram o e-mail institucional, as credenciais para serem utilizadas no dia da votação.

Após a votação, a Comissão Eleitoral fará a divulgação do resultado final no endereço eletrônico da Universidade. Os recursos deverão ser interpostos para Comissão Eleitoral no prazo de 24 horas úteis, contados a partir da divulgação oficial do resultado final pela Comissão. O novo reitor ou reitora deverá assumir o cargo em 1º de junho.

Texto e Captura de Imagem: Marília Jardim (Ascom Uepa)