Na ALEPA, em audiência pública sobre educação, saúde e tecnologia na Universidade do Estado do Pará (Uepa), deputados parabenizam instituição por 70 anos de história do curso de Enfermagem.
Dando continuidade à celebração dos 70 anos do curso de Enfermagem da Universidade do Estado da Pará (Uepa), na tarde desta quarta-feira, 13 de maio, às 15h, no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), deputados estaduais, professores e alunos da Universidade participaram da solenidade da lâmpada, símbolo do curso de enfermagem.
Uma aluna, vestida com trajes do século XIX, andou pelo corredor do auditório com uma lâmpada em mãos. A simbologia fez alusão a enfermeira inglesa aristocrata Florence Nightingale, que durante a Guerra da Crimeia(1853 – 1856 ), dedicou a vida à profissão. A enfermeira caminhava todas as noites à procura de pacientes feridos. A lamparina iluminava as rondas noturnas e, por isso, ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”.
Florence se tornou símbolo da enfermagem moderna ao demonstrar zelo, busca de bem estar e a saúde dos pacientes ao trazer luz, sinônimo da cura. A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Terezinha Vieira da Silva, destaca a relevância da encenação. ‘’ A lâmpada se tornou símbolo da enfermagem na guerra. Ela é acesa no primeiro dia de evento e apagada no último. A Florence exerceu a enfermagem quando havia um enfermeiro para cada 100 pessoas. A partir dela a enfermagem começou a ser feita com cientificidade. Antes era exercida por pessoas inabilitadas’’.
A solenidade integrou a audiência pública sobre educação, saúde e tecnologia na Uepa, proposta pelo deputado Dirceu Tem Caten. No discurso, ele destacou a contribuição da Universidade para a educação no Estado. ‘’O tema da educação tem sido o mais recorrente na tribuna deste parlamento. Entendemos que a educação é a grande base de uma sociedade mais justa e sem tantas desigualdades. A Uepa é a universidade mais descentralizada de toda a Amazônia. Não resta dúvida nenhuma de que tem a contribuir de forma significativa para os profissionais do estado’’.
O estudante do curso de Licenciatura em Letras do campus da Uepa em Conceição do Araguaia, Rodrigo Milhome, pontuou a necessidade da continuidade de investimentos na educação. ‘’Precisa ser direcionado investimento para o desenvolvimento da educação. A Uepa é do estado e os deputados precisam olhar para ela. Nós, alunos, amamos a Uepa e eu tenho orgulho de ser Uepa. ’’, ressaltou. Ele e outros estudantes dos municípios de Marabá, São Miguel do Guamá e Igarapé-Açú estiveram presentes na audiência.
O vice-reitor da Universidade, Rubens Cardoso da Silva, representou o reitor Juarez Quarema. Na bancada, Rubens enfatizou o compromisso da Universidade em avançar e atender os anseios dos estudantes. ‘’Do ponto de vista orçamentário, de 2013 para 2014, houve redução de 7% no orçamento. Entre de 2014 para 2015 subiu esse índice. O governo já nos sinalizou o compromisso de conclusão das obras e de autorização da suplementação orçamentária para investir em infraestrutura’’.
Os deputados Iran Lima e soldado Técio parabenizaram a instituição pelo aniversário do curso. ‘’ Conheço o trabalho da Uepa. Fui prefeito de Mojú e fizemos uma parceria nesse tempo lá. Nós somos parceiros nessa casa’’, diz Iran. ‘’Parabenizo o curso de Enfermagem. Nós, como representantes do povo, vemos a Uepa como nossa joia preciosa’’, pontua Técio.
Texto: Renata Paes
Foto: Bianca Almeida