Dia do Brincar é comemorado com atividades no Campus III

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 28/05/2015 - 00:00

Todas as brincadeiras tiveram como objetivo estimular a cognição, a memória e a interação entre as crianças, como é o caso dos jogos cooperativos.

"Como ele não veio abrir a porta, o lobo disse ‘eu vou dar um sopro e essa casa vai cair todinha'. Então o lobo soprou! Vamos soprar?", narrava a contadora de histórias Maolina Neves sob os olhares atentos das crianças. Essa foi uma das atividades que fizeram parte da programação alusiva ao Dia Mundial do Brincar, na manhã desta quinta-feira  (28) no campus III da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no bairro do Marco, em Belém. As atividades foram feitas numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e a Universidade.

Crianças de até 5 anos de idade que estudam nas Unidades de Educação Infantil (UEIs) de Belém tiveram a oportunidade de participar de brincadeiras como pula corda, cabo de guerra, amarelinha e pula pula, além de teatro de bonecos e pintura. "As diretrizes curriculares da educação infantil dizem que a formação da criança deve estar centrada em brincadeiras e interações para garantir o seu desenvolvimento integral", ressaltou a representante da SEMEC, Rita Melem.

Todas as brincadeiras têm como objetivo estimular a cognição, a memória e a interação das crianças, como é o caso dos jogos cooperativos. Jogos como o cabo de guerra, por exemplo, reforçam a união e a parceria das crianças. Os alunos do curso de Educação Física da Uepa, que auxiliaram nas ações, colocaram em prática o que aprenderam dentro de sala de aula. O estudante do terceiro semestre, Gabriel dos Prazeres, que estuda a disciplina Estudos do Lazer, ressalta que um dos objetivos é "propiciar às crianças uma atividade lúdica, onde ela possa interagir com os outros e que não esteja sob estresse".

"Eu ouvi a história dos três porquinhos, do curupira e brinquei de pira cola", diz Kethellem Pereira, de 6 anos. A coordenadora da Brinquedoteca Joana D"Arc, que fica no campus III, Ana Cristina Guimarães, ressalta que "o brincar favorece a convivência, a relação, o respeito, a construção de regras em pares. O brincar tem essa essência de liberdade do poder da criação".

Atividades integradas

No dia 27, as atividades do Dia Mundial do Brincar ocorreram no Centro de Convenções da Fundação Cultural do Estado do Pará (antigo Centur), onde houve palestras sobre as temáticas Brincar direito de todos e Perspectivas e atitudes do direito do brincar, além de oficinas para a construção de brinquedos de miriti, entre outros. O primeiro dia de evento foi destinado a professores da rede municipal e estadual de ensino, alunos do ensino superior da rede pública e privada, e técnicos educacionais.

Texto: Igor Augusto

Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa