Dia do Engenheiro Ambiental é comemorado com evento on-line

Enviado por Marilia Jardim em Sáb, 30/01/2021 - 10:29

No próximo domingo, 31 de janeiro, será comemorado o Dia do Engenheiro Ambiental, profissional responsável por preservar os recursos naturais e proteger a vida humana, por meio de projetos e gerenciamento de operações de sistemas  de obtenção, distribuição de água, coleta de esgoto e descarte ou reciclagem de produtos sólidos.

Para comemorar a data e o aniversário de 22 anos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Estado do Pará (Uepa), comemorado no segundo mês do ano, o Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária (Caeas) realiza um Circuito de Palestras on-line na segunda-feira, 1º de fevereiro, de 14h às 18h. A transmissão será realizada diretamente do auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) pelas redes sociais do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária no YouTube, Facebook e Instagram. As inscrições podem ser feitas aqui.

A estudante do quarto ano do curso de Engenharia e atual presidente do Centro Acadêmico, Jaqueline Corte Real, está à frente da organização do evento e se mostra otimista em relação à atividade. “Nossas expectativas são as melhores possíveis. O núcleo do centro acadêmico está se dedicando para que a gente possa motivar os alunos a permanecerem no curso, a chamar atenção de novos alunos, principalmente, os que realizaram o Enem, e manter a atividade acadêmica ativa”.

O Circuito terá a participação do pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela; da diretora do CCNT, professora Eliane Coutinho; da coordenadora do curso, Aline Sardinha, além de outros convidados, como os engenheiros ambientais Sandro Mesquita, Andrea Chaves e Denise Torres, para falar sobre as experiências profissionais dentro da área de engenharia.

A discente também aponta que os alunos do curso são ativos e já estão planejando novas ações para serem realizadas ao longo de 2021. "Temos novos projetos de intervenção, como implementação de área verde, no CCNT. Nós vamos continuar com vários eventos on-line e estamos com expectativas para que ocorra da melhor forma possível porque todo o Centro está se dedicando para que seja feito com excelência”.

Histórico

O Curso de Engenharia Ambiental da Uepa teve o funcionamento autorizado no âmbito da Instituição, pela Resolução do Conselho Universitário (Consun), em 22 de setembro de 1998. A primeira turma ingressou em 1999. No ano de 2016, o desenho curricular foi alterado, cuja proposta de reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental da Uepa foi regida conforme o estabelecido por resolução do Conselho Nacional de Educação, de 2002, que instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, conforme as resoluções do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, que dispõe sobre o registro profissional do engenheiro ambiental e discrimina as atividades profissionais.

Em 2020, conforme resolução aprovada no Conselho Universitário (Consun), houve a instituição da titulação de Engenharia Ambiental e Sanitária, após consulta com todas as turmas para verificar se gostariam de aderir a nova grade de ensino e 95% dos alunos concordaram em passar pelas adaptações necessárias. A mudança de titulação propõe vantagens aos graduados porque aumenta as opções de mercado, possibilitando o desenvolvimento de novos projetos.

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)