Dinter entre Uepa e USP inicia as atividades

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 15/02/2016 - 13:06
Começaram nesta segunda-feira (15), as aulas do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Filologia e Língua Portuguesa, desenvolvido na Universidade do Estado do Pará (Uepa). A aula e cerimônia de instalação do doutorado ocorreram no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). O programa é uma parceria entre a Uepa e a Universidade de São Paulo (USP) e contribuirá com a formação dos professores da licenciatura em Letras da Uepa.

A proposta desse convênio, apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é estabelecer cooperação entre uma Instituição de Ensino Superior com tradição em pesquisa e outras cujas áreas estejam em desenvolvimento. Nesse doutorado, docentes da USP virão mensalmente para a Uepa, para ministrar disciplinas ao longo do período de formação; e os doutorandos da Uepa irão para São Paulo, para realizar estágio doutoral durante pelo menos nove meses.

A vice-coordenadora do Dinter na USP, Sheila Grillo, é a primeira docente a dar disciplinas do Doutorado e informa sobre o objetivo do convênio. “Essa parceria tem por finalidade formar 15 professores da Uepa e estabelecer um processo em que aqui na Uepa e na Região Norte se desenvolvam também novos grupos de pesquisa”.

A coordenadora do Dinter e coordenadora do curso de Letras na Uepa, Socorro Cardoso, afirma que é uma oportunidade de consolidar a formação dos docentes que já atuam na Uepa.  “Isso nos representa um ganho muito grande, pois com esse Dinter, nós teremos a maior parte dos professores efetivos do curso de Letras com doutorado. Para a Uepa, em termos de formação de pessoal docente, é algo excepcional”, comenta Socorro Cardoso.

A área de conhecimento que o programa abrange está relacionada à língua e ao desenvolvimento dela. Conforme informa a vice-coordenadora do Dinter na Uepa, Elisa de Souza: “A filologia é o início de tudo. Todas as áreas adjacentes estão voltadas ao estudo da língua, da sua estrutura, do seu funcionamento, da sua evolução. E abrange a literatura, a linguística, o discurso, entre outros. Por isso ela é relevante”.

Uma das doutorandas do programa é a professora do curso de Letras – Língua Portuguesa, Sueli Pinheiro, que atua na Uepa desde 1993. Para ela, o doutorado oferece possibilidades que conduzem à expansão. “É uma oportunidade ímpar para nossa qualificação. A Uepa precisa desse investimento e desse fomento. Esse doutorado vai nos proporcionar a possibilidade de avançar no campo da pesquisa e de investir mais na pesquisa sobre temas regionais e locais”.

As linhas de pesquisa do Dinter são as mesmas do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da USP, que existe desde 1971: 1) Filologia do Português; 2) Gramáticas do Português e de Línguas em Contato; 3) História e Historiografia do Português; 4) Léxico do Português; 5) Linguística Aplicada do Português; 6) Linguística Textual e Teorias do Discurso no Português.

Texto: Sergio Ferreira Junior
Foto: Bianca Almeida