A nova diretoria do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi empossada hoje e já planeja novas conquistas. A Instituição realizou na manhã desta sexta-feira, 11, no Auditório Paulo Freire a investidura dos candidatos eleitos nos cargos de diretor e vice-diretor e de coordenador para 14 dos 17 cursos e de chefia para sete dos oito departamentos. Durante o evento o Centro foi lembrado pelo seu crescimento, por sua presença unânime em todos os campi de interiorização e pela sua importância na qualificação, colocação e formação de novos profissionais – principalmente professores - por meio dos 17 cursos que oferta.
Na mesa oficial da cerimônia estiveram presentes o reitor e a vice-reitora da Uepa, Clay Anderson Nunes Chagas e Ilma Pastana Ferreira, o diretor e vice-diretor do CCSE, Anderson Oliveira Maia e Frederico da Silva Bicalho. Edilson Moura (vice-prefeito de Belém), Carlos Maneschy, titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica- SECTET, e Galileu Zacarias Caldas de Moraes (deputado estadual) também integraram a solenidade.
O reitor Clay Chagas chamou atenção para o papel social que é desenvolvido pela Uepa, de inclusão e de desenvolvimento de conhecimento. “Esta Universidade, acima de tudo, é da sociedade e precisa se fazer presente para aquela ou para aquele cidadão que talvez nunca esteja aqui como aluno e cada vez mais chegar onde se faz necessário”. A vice-reitora, professora Ilma Pastana, aproveitou a ocasião e discursou sobre as dificuldades que as licenciaturas enfrentaram durante a pandemia e sobre a importância de uma interiorização efetiva e da colaboração entre as ciências, acerca deste último, citou como exemplo o enfrentamento à COVID-19. “Que possamos trabalhar as potencialidades do CCSE para as demandas que temos na Uepa na graduação, na pesquisa, na extensão”.
Em sua fala, Anderson Maia, reeleito com 65,2% dos votos para um segundo mandato, mencionou vitórias conquistadas pela comunidade acadêmica e para as quais pode colaborar em sua trajetória, desde a época em que participava do Centro Acadêmico e do Diretório Central dos Estudantes até sua primeira gestão (2016-2021). “Estamos sempre no caminho da luta, dos sonhos e da melhora desta instituição”, afirmou.
O professor lembrou ainda sobre a reestruturação dos ambientes que envolvem os cursos do CCSE e listou reformas e melhorias realizadas nos últimos anos. Além disso, comentou sobre as parcerias firmadas com outras instituições e órgãos, entre as quais estão o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) - para implantação do Laboratório Revoluti - e a Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), para lançamento de obras compostas pelas pesquisas da comunidade acadêmicas.
“Conseguimos grandes avanços juntamente com o professor João Paulo, que esteve nessa primeira gestão conosco, a reestruturação do auditório Paulo Freire, anteriormente tinha cadeiras plásticas no lugar das poltronas, e a ampliação dos espaços físicos, por exemplo, a Secretaria Acadêmica, onde os técnicos viviam de forma insalubre no meio dos papéis, e o nosso protocolo, no qual nossos servidores entravam de lado e saiam de costas”, pontuou.
Frederico Bicalho afirmou em seu discurso que a sua investidura no cargo de vice-diretor foi um momento muito especial e que a gestão já planeja e prepara-se para continuar o investimento nas estruturas e atividades do CCSE neste quadriênio de 2021-2025. “Não tem outro caminho, é arregaçar as mangas e partir para o trabalho”, disse.
O professor e secretário de Estado, Carlos Maneschy falou sobre a necessidade de desenvolver cada vez mais os Programas de Pós-Graduação, para a Instituição expandir-se e ser mais reconhecida. É preciso ter gente qualificada para compreender os desafios do futuro”, declarou.
Edilson Moura, professor, vice-prefeito de Belém e um dos integrantes da mesa oficial, retomou uma fala do secretário e teceu considerações a respeito dos ataques feitos contra as universidades e caracterizou isto como um comportamento fruto do obscurantismo e negacionismo. “Vocês vão enfrentar um desafio muito grande. O secretário tocou muito bem no assunto. Estamos vivendo um período de negacionismo, obscurantismo e cabe à Universidade ser esse pólo aglutinador responsável pela produção científica do Brasil”.
Confira, abaixo, a lista com os nomes de coordenadores de curso e chefes de departamento:
Jorgete Maria Portal Lago - Reconduzida à Chefia do Departamento de Artes (DART).
Mauro Emílio Costa Silva - Empossado como Chefe de Departamento de Filosofia e Ciências Sociais (DFCS).
Geraldo Bruno Costa de Andrade - Empossado como Chefe do Departamento de Educação Especial (DEE).
Iracildo Pereira Castro - Reconduzido à Chefia do Departamento de Psicologia (DPSI).
Luely Oliveira da Silva - Empossada como Chefe do Departamento de Ciências Naturais (DCNA).
José Roberto Alves da Silva - Empossado como Chefe do Departamento de Educação Geral (DEDG).
Fabrício Martins da Costa - Empossado como Chefe do Departamento de Matemática, Estatística e Informática (DMEI).
Bianca Venturieri - Empossada como Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Ciência Naturais.
Alessandre Sampaio da Silva - Empossado como Coordenador do Curso de Licenciatura Plena em Física.
Clarisse Beltrão Rosa Rocha - Empossada como Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.
José Antônio Mangoni - Empossado como Coordenador de Licenciatura Plena em Ciências da Religião.
Ceila Ribeiro de Moraes - Reconduzida ao posto de Coordenadora de Licenciatura Plena em Pedagogia.
Carlos Alberto Miranda - Empossado como Coordenador de Licenciatura Plena em Matemática.
Marco Antônio da Costa Camelo - Empossado como Coordenador de Licenciatura Plena em LETRAS - Língua Portuguesa.
André Monteiro Diniz - Empossado como Coordenador de Licenciatura Plena em LETRAS - Inglês.
Ana Maria de Castro Souza - Empossada como Coordenadora de Licenciatura Plena em Música.
Taíssa Tavernard de Luca - Empossada como Coordenadora de Licenciatura Plena em Filosofia.
Cátia Oliveira Macedo - Empossada como Coordenadora de Licenciatura Plena em Geografia.
Renato Aloizio de Oliveira Gimenes - Empossado como Coordenador de Licenciatura Plena em História.
Josinete Pereira Lima - Empossada como Coordenadora de Licenciatura Plena em Ciência Sociais.
Joelma Monteiro Alencar - Empossada como Coordenadora de Licenciatura Plena Intercultural Indígena.
Texto: Wesley Lima e Fernanda Martins (Ascom Uepa).
Foto: Nailana Thiely (Ascom Uepa).