Docente da Uepa tem obras publicadas em livro de poesias

Enviado por Josi Mendes em Sex, 08/05/2015 - 00:00

Parte dos livros será doada para bibliotecas públicas de Marabá para fomentar o hábito da leitura na região.

O professor da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e coordenador do campus de Marabá, Airton dos Reis, é autor do livro de poesias Colhendo Manhãs. A publicação faz parte da 2ª edição do Projeto Tocaiúnas. O lançamento, dos mais de sete mil livros, ocorre neste sábado, dia 9, na Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, no município.

O Projeto recebeu este nome em homenagem aos Rios Tocantins e Itacaiúnas. Surgiu a partir da necessidade de propiciar um espaço de publicações para os autores da região, revelar novos autores e escritores, além de incentivar e divulgar a literatura na região e disseminar o hábito da leitura no município.

Airton foi convidado para fazer parte do Projeto, patrocinado pela Vale, em virtude dos trabalhos voltados à integração da comunidade externa com a Universidade. “Eu participo de um grupo de artistas e escritores muito atuante em Marabá, que está criando uma associação denominada Associação dos Escritores do Sul e Sudeste do Pará. Considero a minha participação muito importante nesse projeto porque é uma ação educativa por meio de contos e de poemas junto à comunidade e, além de diversas atividades artística-culturais como saraus, entre outros, em diversos espaços da cidade”, afirma o professor Airton dos Reis.

Ao todo, 15 poetas paraenses participaram da segunda edição do Projeto. Grande parte dos livros será distribuída nas bibliotecas públicas de Marabá, e também serão doados para a patrocinadora. Os escritores nutrem a ideia de que o hábito da leitura, sobretudo, favorece a formação estudantil, seja ela em nível infantil, médio ou superior. As obras serão vendidas por um valor simbólico de R$ 5,00 facilitando o acesso a toda a população.

Serviço:
Lançamento do livro Colhendo Manhãs.
Data: 9 de maio de 2015
Local: Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, localizada na Avenida 5 de Abril, Marabá Pioneira

Texto: Alberto Dergan
Edição: Ize Sena