Docentes participam do Projeto Encontro de Saberes

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 27/02/2014 - 00:00
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) é uma das parceiras do projeto de pesquisa “Encontro de Saberes”, que será desenvolvido, em Belém, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). O projeto foi implantado na graduação e na pós-graduação do curso de Licenciatura em Música da UFPA.

O Encontro de Saberes é desenvolvido há quatro anos pelo Instituto de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), da Universidade de Brasília (UNB), coordenado pelo professor e doutor José Jorge de Carvalho, da UNB. O projeto busca ações que valorizem os saberes tradicionais dos mestres da cultura popular e é desenvolvido em diversas universidades do país.

Na UFPA, duas disciplinas que integram o projeto serão ofertadas de março a junho deste ano. São elas Sociologia da Música, para o curso de graduação; e Seminários Especiais – Encontro de Saberes, para a pós-graduação. Para as disciplinas serem ministradas, foram convidados dois professores do curso de música da Uepa, Jorgete Lago e Paulo Murilo do Amaral, além das professoras da Escola de Música da UFPA, Rosa Silva e Líliam Barros.

O projeto busca incorporar os saberes tradicionais dos mestres de música do Pará no Ensino Superior, com o intuito de oportunizar uma visão abrangente de música e a diversidade de práticas musicais ocorrentes em Belém. Para o professor Paulo Murilo, esta experiência possibilita a oportunidade de repensar a parceria entre a Universidade e os mestres. “Precisamos legitimar este tipo de cultura para que sejam reconhecidas. Este projeto é um exercício de reconhecimento e valorização destas culturas. É importante para qualquer universidade e, também, para o curso de música, porque lidamos com manifestações muito diversas”, ressalta.

Diversos mestres participarão das disciplinas, entre eles, Lucas Bragança, do grupo de carimbó Sancari; Alberto Costa Mello, do Boi-Bumbá Estrela D’Alva;a mestra Iracema, guardiã do Pássaro Junino Tucano; e o mestre indígena Tixnair Tembé, da Aldeia Tekohal (Gurupi).

Os professores da Uepa irão acompanhar e orientar os mestres durante os módulos que serão executados no projeto, que pretende, em nível nacional, fazer um inventário destas tradições e criar um grande dossiê sobre a cultura no Brasil.