Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia é ofertado em parceria com a Bionorte

Enviado por Daniel Leite em Qua, 02/09/2020 - 10:31

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte), está com inscrições abertas até 16 de setembro para o processo de seleção de candidatos que ingressarão no 1º semestre de 2021 no curso de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia. Serão 99 vagas distribuídas de acordo com as Coordenações Estaduais selecionadas pela Coordenação Geral do Programa de Pós-Graduação da Bionorte.

Acesse o edital aqui

Faça aqui sua inscrição

O objetivo principal do PPG da Bionorte é a formação de doutores para atuação nos mais variados campos da biodiversidade e biotecnologia. No curso, o pós-graduando irá aprofundar a formação científica, técnica e cultural, e contribuir de forma original e criativa na área de pesquisa científica e tecnológica.

O PPG em Biodiversidade e Biotecnologia é composto por duas áreas de concentração. São elas: 1- Biodiversidade e Conservação, que possui as linhas de pesquisa Conhecimento da Biodiversidade, e Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade; 2- Biotecnologia, que tem como linha de pesquisa a Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos.

Pretende-se que com o Doutorado ocorra a integração das instituições de ensino e pesquisa dos Estados da Amazônia Legal, a partir da participação de professores, orientadores, doutorandos e, também, de profissionais do setor produtivo. O esforço conjunto visa a criação de processos e produtos oriundos da biodiversidade, além de estudos avançados de gestão da inovação, que venham contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e a melhoria da qualidade de vida da população.

Parceria Uepa-Bionorte

Após entrada da Uepa na Rede Bionorte, no ano de 2019, a Universidade passou a pleitear vagas nos processos seletivos nos cursos de Doutorado. “Em 2018 fomos procurados pela representante da Bionorte no Pará, com um convite para entrarmos na Rede devido ao papel estratégico para educação na região Amazônica e que veio, portanto, a se consolidar em 2019 em função de que tínhamos alguns docentes atuando como colaboradores”, explicou o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Uepa, Renato Teixeira.

Além disso, a adesão à Rede possibilitou não somente a participação de docentes como orientadores, mas a qualificação de professores da Uepa, que desenvolveram teses de doutorado no âmbito do PPG, em áreas estratégicas para a Amazônia. Um deles, o atual diretor de Desenvolvimento à Pós-Graduação da Uepa, Seidel Santos, que desenvolveu tese na área de Biotecnologia.

Santos também atua no curso de Engenharia florestal e considera a Rede Bionorte um ambiente favorável para qualificação de docentes que podem trazer um aporte acadêmico e científico para Uepa, além do fortalecimento dos cursos de pós-graduação. “A adesão da Uepa à Rede Bionorte representa um avanço no desenvolvimento da pós-graduação, pois se trata de um esforço institucional frente aos desafios para o desenvolvimento e formação de recursos humanos no Estado do Pará. Dessa forma, a participação da Uepa se dá por meio da atuação dos docentes que atuam como pesquisadores e orientadores no Programa. A partir do intercâmbio entre os pesquisadores e as instituições associadas é que são possíveis aos docentes e discentes a realização das pesquisas, assim como conhecer outras instituições da rede”, disse o egresso do PPG/Bionorte.

Todas as universidades estaduais da Amazônia legal fazem parte da Bionorte. Por meio da sua estrutura em rede, o grupo envolve um grande número de pesquisadores e laboratórios, que representam a possibilidade de intercâmbio e formação de networking no território amazônico. No Pará, por meio da Uepa, há docentes desenvolvendo atividades em Belém, e nos campi de Marabá e Santarém.

SERVIÇO

Edital do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte

Período de inscrição: de 17 de agosto até 16 de setembro, pelo www.bionorte.org.br/processo-seletivo/inicio.html

Resultado Final: 23 de outubro