Os desafios da criação e manutenção de um Doutorado Insterinstitucional (Dinter) foram o tema da mesa de abertura do I Colóquio: Língua, Discurso e Estilo, no auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, na tarde de ontem. O evento encerra hoje e foi idealizado para marcar o encerramento das disciplinas do Dinter. Durante todo o dia de hoje, professores da Universidade de São Paulo (USP), parceira do doutorado, e os doutorandos da Uepa farão debates e mesas redondas para expor suas pesquisas em andamento.
O primeiro dia do colóquio ocorreu na Sala de Recitais do CCSE. Apesar da proximidade das férias universitárias para os cursos de Licenciatura em Letras, os estudantes tiveram presença massiva no evento. “Nossos estudantes empre se mostram muito interessados em todos os eventos que promovemos. Esse auditório lotado só nos incentiva a pensar em outras programações para eles”, avaliou a coordenadora do curso e coordenadora acadêmica do Dinter de Letras, Socorro Cardoso. Toda a programação cntou com tradução simultânea em Libras, realizada pelas intérpretes da Instituição.
Ela relembrou ainda a criação do doutorado na Uepa. “É uma luta muito grande criar um doutorado insterinstitucional nos estados do Norte, pois os custos são muito altos. Éramos poucos doutores no curso quando iniciamos as tentativas de criação deste Dinter. Foram quatro anos para conseguir concretizar a ideia. Conseguimos, coma ajuda da USP, que todas as aulas fossem realizadas aqui, o que reduziu e muito os custos envolvidos”, contou. A coordenadora fez questão de estender sua gratidão à professora doutora Elis Cardoso, coordenadora acadêmica do Dinter da Universidade de São Paulo (USP), parceira da Uepa no doutorado e no evento, por abraçar a ideia do Dinter.
A coordenadora paulista, aliás, dará a conferência “Léxico e estilo: os efeitos de sentido dos jogos lexicais na poesia moderna e contemporânea”, que encerra no fim da tarde de hoje a programação do colóquio. “Esse evento é importante não apenas para alunos do Dinter, mas também para os alunos da graduação, pois estes terão contato em primeira mão com as pesquisas realizadas atualmente na área”, ressaltou Elis. A professora doutoranda Suely Pinheiro, representou os discentes do Dinter e mencionou os desafios de ser professor nos tempos atuais.
“Apesar de tudo isso que está acontecendo, estamos aqui hoje para estimular os alunos de Letras e mostrar que não estamos desistindo. Temos sobrevivido e nos fortalecido em cada situação. Ser professor no Brasil atualmente é uma decisão política e apesar deste massacre, resistiremos”, resumiu Pinheiro. Em seguida, o professor doutor Álvaro Caretta, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) proferiu a palestra “Generos e Estilos”. Ele elogiou a iniciativa do evento.
“Meu pai nasceu em Belém e já estive aqui diversas vezes como turista. Entretanto, vir aqui para trazer conhecimento, trocar ideia e compartilhar saberes é muito gratificante. A circulação do conhecimento é necessária e me sinto muito grato em estar aqui hoje”, disse. A programação segue hoje, com mesas redondas que reúnem os doutorandos da USP – via Skype - e da Uepa.
PROGRAMAÇÃO DE HOJE (01/12):
08h às 09h30- Mesa II: Análise do Discurso e Pragmática
O metadiscurso interpessoal nos Relatórios Acadêmicos dos alunos de Letras de Paragominas, PA
Dinair Barbosa de Freitas
Um Brasil dividido: uma análise crítica do discurso das postagens políticas no Facebook durante o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff
Josane Daniela Freitas Pinto
Discurso e identidades: a construção discursiva das identidades do endogrupo e do exogrupo em interações “Menores Infratores”
Denílson de Souza Silva
Mediadora: Profa. Dra. Zilda Gaspar Oliveira de Aquino
09h30 às 11h - Mesa III: O Estilo no texto literário
Escolha lexical e expressividade em O Estranho, de Max Martins
Wenceslau Otero Alonso Jr.
Criação neológica na obra de Paes Loureiro
Raphael Bessa Ferreira
O estilo na obra de Arnaldo Antunes: Reflexões iniciais
Sandra Mina Takakura
Mediadora: Profa. Dra. Elis de Almeida Cardoso
11h às 12h 30 - Mesa IV: Língua Portuguesa e Etimologia
O processo de derivação prefixal do português: um estudo semântico-histórico
Rosana Siqueira de Carvalho
Português vernacular brasileiro falado pelos Tembé do Guamá: análises Iniciais
Mara Sílvia Jucá Acácio
O horizonte de retrospecção de Jerônimo Soares Barbosa para conceituar o verbo na Grammatica Philosophica da Língua Portugueza (1822)
Jordana Tavares Silveira Lisboa
Mediadora: Profa. Dra. Marli Quadros Leite
12h30 às 15h – Intervalo
15h às 17h - Mesa V: Ensino e aprendizagem de português para falantes de outras línguas
A importância do desenvolvimento da consciência intercultural em
aprendizes de PLE: um relato de caso
André Monteiro Diniz
O desenvolvimento de uma consciência intercultural de parceiros na modalidade em tandem a partir de experiências no aplicativo Hello Talk
Érika Suellem Castro da Silva
Flexão e concordância de gênero do PB na produção escrita dos alunos do PEC-G/UFPA
Jessiléia Guimarães Eiró
Formação inicial de professores indígenas: algumas reflexões sobre o português como língua adicional
Antônia Zelina Negrão de Oliveira
Mediadora: Profa. Dra. Maria Helena da Nóbrega
17h às 18h - Conferência de Encerramento
Léxico e estilo: os efeitos de sentido dos jogos lexicais na poesia moderna e contemporânea
Profa. Dra. Elis de Almeida Cardoso (USP)
Texto e foto: Fernanda Martins