E-book sobre Integração Sensorial é lançado no CCBS

Enviado por Daniel Leite em Qui, 27/01/2022 - 11:21
 
 
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) lançou, por meio da editora Hawking, o e-book  Coletânea de Estudos em Integração Sensorial, como resultado final da conclusão da primeira turma da certificação brasileira em Integração Sensorial. O evento foi realizado ontem, 26, no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). 
 
A programação de encerramento contou com a entrega de uma versão impressa e autografada pelas organizadoras da obra que possui registro International Standard Book Number (ISBN) e Digital Object Identifier (DOl) e tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Uepa, além da presença da diretora técnica da Integris, empresa consultora na realização do curso, Danielle Zaparoli.
 
Para coordenadora do curso, a professora Ana Irene Oliveira, o fato de a segunda turma formada na certificação brasileira em Integração Sensorial ter produzido um e-book representa um momento muito especial: “Hoje é um grande dia para a Uepa e para essas alunas que participaram da certificação brasileira em Integração Sensorial”.
 
A certificação brasileira em Integração Sensorial capacitou 41 participantes e focou em bases teóricas em convergência com vivências e práticas realizadas no Centro Especializado de Reabilitação (CER III), localizado no CCBS da Uepa. O corpo docente da atividade também foi formado por doutores e mestres das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), do Pará (UFPA) e outras instituições. 
 
A criação do curso nasceu a partir da proposta de promover a formação de profissionais da saúde em relação à Teoria de Integração Sensorial, com base nos estudos da pesquisadora Jean Ayres dentro do território paraense, porém com o objetivo de qualificar interessados no tema de todo o Brasil, para melhor atender pessoas que necessitam de uma abordagem de tratamento diferenciada, como, por exemplo, os autistas e crianças com deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagem ou de coordenação motora.
 
Para a sergipana, formada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Eliane Nascimento, a certificação somará muito para sua formação e atualização como profissional da área da saúde: “A produção científica que tivemos dentro do curso é muito boa, pois legitima nossa pesquisa e o certificado. Ficamos muito felizes por termos vindo a Belém para fazer este curso na Uepa”, afirmou.
 
Texto e fotos: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)