Editais Interpará fomentam pesquisas no Estado

Enviado por Ize Sena em Qui, 31/08/2017 - 12:46
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lançou na manhã desta quinta-feira, 31 de agosto, no Hangar, os Editais Interpará 2017 para o fomento de pesquisa, qualificação de recursos humanos e modernização de laboratórios. 
 
Nesta semana, a Fundação também promoveu pré-lançamentos dos Editais nas Regiões de Integração do Estado. Uma delas foi a Região Tocantins. No evento, realizado no Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Cametá, o presidente da Fapespa, Eduardo Costa, acompanhado do diretor científico da Fundação, Alberto Arruda, apresentou ao público as novidades do edital da referida Região. 
 
“Estamos garantindo que recursos para fomento e amparo a pesquisa cheguem no interior do estado. Nós estamos garantindo que nesses últimos dez anos, 10 milhões de reais cheguem nas 12 regiões. Isso é uma diretriz nova da Fundação e do Governo do Estado, que parte do pressuposto que nós precisamos ampliar os grupos de excelência e apoiar pesquisas nas universidades que estão sediadas nas diversas regiões. Isso é uma estratégia que estamos adotando com o objetivo de apoiar também a geração de pesquisas que ajudem a consolidar a estratégia do Pará 2030, ajudando na verticalização da produção, agregando valor, e gerando mais emprego no Pará”, disse Costa.
 
De acordo com o coordenador da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Cametá, professor Diego Aires, “a Uepa irá ancorar o projeto de estudo sobre o açaí com o objetivo de investigar impactos na sua cadeia produtiva, propor novas tecnologias para o processamento de baixo custo e segurança alimentar do produto final, inovação nos sistemas de produção e iniciar a montagem de um banco de germolpasma de espécies nativas”, afirmou.
 
Ainda segundo Diego, as universidades do Baixo Tocantins (Uepa, UFPA, IFPA) tem realizado um esforço conjunto através de parcerias de cooperação mútua para desenvolver projetos que possam alavancar e valorizar as cadeias produtivas do açaí e do pescado na Região. “Investimentos como esse são de extrema importância para o desenvolvimento do conhecimento e de alternativas que tragam melhorias tanto na área econômica quanto social do Baixo Tocantins", finalizou.
 
Os Editais Interpará contemplam ainda as regiões Rio Caeté; Rio Capim/ Guamá; e Marajó, com um aporte total de R$ 5 milhões. Além disso, a Fapespa realizará uma série de reuniões técnicas para apresentar os editais. O cronograma das visitas passa por Bragança, Castanhal, Abaetetuba, Soure e Breves. 
 
Texto: Ascom Fapespa, com informações da Ascom Uepa
Foto: Ascom Fapespa