Publicações lançadas pela Editora da Universidade do Estado do Pará (Eduepa) serão expostas na Feira Literária Paraense (Flipa) que ocorrerá neste fim de semana, dias 20 e 21 de outubro, na Livraria Fox, localizada na travessa Dr. Moraes, 584, bairro de Nazaré, em Belém. A quinta edição do evento busca valorizar autores paraenses, estimulando o mercado e aproximando leitores da produção do estado.
Entre as obras está “A produção do conhecimento em contextos indígenas: diálogos interculturais para o ensino em ciências humanas e sociais”, de Joelma Alencar, Claudio Emídio Silva e Eliete Solano. A publicação é resultado do esforço integrado entre acadêmicos do curso de Licenciatura Intercultural Indígena e o Núcleo de Formação Indígena da Uepa.
O “Dicionário de Biologia em Pontos”, organizado por Mírian Rosa Pereira, Maria José da Costa Faria, e Renata Ferreira Pantoja, também estará em exibição no evento. O livro foi produzido no Núcleo de Acessibilidade, Educação e Saúde do Campus VIII - Marabá. Ele obedece aos critérios da produção acadêmica, em total concordância com o Sistema Braille para a língua portuguesa e normas técnicas de acessibilidade, disponibilizado no formato de impressão convencional e braille. A adaptação, transcrição e a revisão foram realizadas como uma tentativa de promover o encontro entre a teoria e as práticas de ensino.
Já o “Manual de Semiologia Médica – a prática do exame físico”, organizado por Gilberto Yoshikawa e Roberto Chaves Castro é fruto do trabalho coletivo desenvolvido por docentes e discentes do curso de medicina da Uepa. Com ilustrações e texto de fácil leitura, os princípios gerais e específicos de temas importantes abordados dentro do programa de semiologia médica da graduação.
O livro “Modelagem Matemática no Ensino de Funções”, de Fábio José da Costa Alves e Pedro Franco de Sá sugere a tendência da Educação Matemática a partir do ensino por atividades estruturadas, a resolução de problemas e o uso do ambiente virtual gerado pelo software GeoGebra.
O outro livro que também estará na Flipa é o “Pesquisas em Educação e Saúde: um mosaico amazônico”, que reflete a diversidade de olhares, objetos de estudo e caminhos metodológicos. Os artigos organizam-se em torno de dois eixos: um tem foco na “Saúde e aspectos biológicos”; o outro se concentra na “Saúde e aspectos socioambientais”.
A Feira Literária do Pará (Flipa) deste ano tem como patrono o escritor João de Jesus Paes Loureiro. O evento é realizado desde 2014, reunindo obras de autores paraenses.
SERVIÇO:
Feira Literária do Pará
Data: 20 e 21 de outubro
Horário: 8h às 22h
Local: Livraria Fox, na travessa Dr. Moraes, 584, bairro de Nazaré;
Entrada franca.
Texto: Ascom Uepa com informações da Flipa
Fotos: Divulgação