Educação ambiental e cultural nas escolas públicas

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 11/03/2016 - 14:27
O Núcleo de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (NAC/Proex) lança neste sábado, 12, o projeto Trilhas Culturais e Sustentabilidade na Formação de Agentes Ambientais na Escola em Belém. O lançamento e as atividades dos projeto ocorrerão na Escola Municipal Honorato Filgueiras, no bairro da Cidade Velha, e contarão com os integrantes do projeto e a comunidade atendida.

O projeto irá oferecer educação ambiental e cultural a crianças e adolescentes da escola, com faixa etária de 12 a 16 anos, com déficits pedagógicos. Serão desenvolvidas atividades lúdicas, oficinas de música, de dança e de teatro. O objetivo do projeto é formar agentes, culturais e ambientais conscientes sobre a relevância de temas como sustentabilidade e preservação do patrimônio histórico e cultural.

Por meio dessas ações, a Universidade pretende fornecer um complemento à formação desses estudantes. Durante a semana, nos dias de segunda, terça e quinta-feira, serão realizadas oficinas de flauta, violão e dança. E aos sábados, além das atividades musicais, haverá oficinas de teatro. Os inscritos no projeto também poderão participar de palestras de formação e visitas guiadas a prédios históricos na Cidade Velha.

O projeto de extensão começou a ser planejado no ano passado e já havia iniciado em Barcarena. De acordo com a coordenadora do NAC, Ana Telma de Sousa, a relevância desse projeto está na formação de jovens para garantir a preservação e sustentabilidade. “Além de realizarmos atividades voltadas à cidadania, também ofereceremos um curso de formação de agentes culturais e ambientais. Atendemos preferencialmente os alunos da escola, mas se a comunidade nos procurar, iremos atender também. A preservação do patrimônio e da natureza também está relacionada com potenciais turísticos da região”, ressalta.

Até agora, já houve mais de 160 crianças e adolescentes inscritos nessas ações de caráter extensionista, realizadas por docentes e discentes de Pedagogia, Matemática, Música e Ciências Naturais. Ainda neste semestre, o projeto iniciará as atividades na Escola Estadual Vera Simplício, no bairro do Telégrafo.  A ação extensionista é coordenada pela Proex e executada pelo NAC, com apoio da Companhia das Docas do Pará(CDP).

Texto: Sergio Ferreira Junior