O campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Santarém realiza entre os dias 28 a 31 de agosto, o I Congresso Nacional de Educação e Saúde da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com o tema A Educação e a Saúde da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla: desafios e proposições. O congresso é organizado coletivamente com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém (APAE).
O evento tem como objetivo problematizar o tema, pois as pessoas que apresentam essa deficiência costumam ter dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas. A capacidade de argumentação também pode ser afetada e precisa ser devidamente estimulada para facilitar o processo de inclusão.
A Uepa participará com as seguintes palestras: Fisioterapia nas Desordens Neuromotoras Infantis, com a professora Richelma Ferreira; Como Trabalhar Jogos e Brincadeiras com Crianças DI e Múltipla, com as professoras Patrícia Reyres e Araceli Nascimento; Esportes Paralímpicos na Estimulação Psicomotora de Alunos com Múltiplas Deficiências, com a professora Angelsea Camargo.
O Congresso disponibilizará certificação de 30 horas e 4 horas para a participação em Workshop, segundo a escolha do participante. A inscrição no Workshop será realizada no momento do credenciamento.
Para mais informações acesse o link.
Serviço:
I Congresso Nacional de Educação e Saúde da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Data: 28 a 31 de agosto
Hora: dia 28, a partir das 16h e 29 a 31, às 8h
Endereço: Avenida Plácido de Castro, número 1399, bairro Aparecida, Santarém.
Texto: Viviane Nogueira
Foto: Nailana Thiely