Educação no campo é tema de debate na Uepa

Enviado por Amalia paes em Dom, 20/09/2015 - 13:32

A proposta da roda de conversa é discutir a educação por meio do olhar decolonial, que consiste em contar história dos povos colonizados a partir da sua percepção, questionando o direcionamento dado pelos europeus.  O evento ocorre nesta segunda-feira (21), às 16h, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).

Educação no campo: um olhar decolonial é o tema da roda de conversa promovida pelo Grupo de Pesquisa Educação Quilombola (Eduq) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O debate ocorre nesta segunda-feira (21), às 16h, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade. A entrada é gratuita.

A proposta da roda de conversa é discutir a educação por meio do olhar decolonial, que consiste em contar história dos povos colonizados a partir da sua percepção, questionando o direcionamento dado pelos europeus. Decolonialidade é um conceito criado por intelectuais latino-americanos, entre eles Anibal Quijano e Walter Mgnolo.

Os desafios da educação no campo também serão discutidos no evento.  Uma das professoras do Eduq, Simone Souza, destaca que um dos principais desafios seria “convencer as pessoas do campo sobre suas possibilidades e potencialidades”. Ainda segundo a professora, a importância da roda é que “os estudantes tenham a oportunidade de conhecer e se apropriar mais essa discussão absolutamente pertinente na área de educação e das ciências humanas”.

O Eduq

Os estudos e trabalhos de ensino e pesquisa são realizados pelo Eduq desde 2011, como fruto da pesquisa de doutorado da professora Ana D’Arc na Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e vem se consolidando a cada ano, com o desenvolvimento de projetos destinados aos povos. O grupo Eduq destaca a Linha de Pesquisa intitulada Educação Quilombola, que objetiva analisar prováveis alternativas e reflexões sobre saberes e práticas educativas de populações numa perspectiva dialógica, intersubjetiva e crítica.

Serviço: A roda de conversa Educação no campo: um olhar decolonial, começa às 16h na sala do Programa de Pós-Graduação (PPGED), no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa. O CCSE fica localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, no bairro do Telégrafo, em Belém. A entrada é gratuita e haverá certificação para os participantes.

Texto: Igor Pereira

Foto: Renata Pinto/Ascom-Uepa