A Editora da Universidade do Estado do Pará (Eduepa) participa de mais uma edição da Feira Pan-Amazônica do Livro, que ocorre de 27 de maio a 5 de junho. A editora fará lançamentos exclusivos durante a Feira e irá expor todos os títulos dos últimos 10 anos. A Eduepa inaugurará os espaços de exposição no primeiro dia do evento, que é um dos maiores da região amazônica.
A editora contará com estande próprio e participação no estande da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). A presença da Eduepa na Feira é uma oportunidade de publicizar o conhecimento científico da Universidade, já que as obras editadas privilegiam as pesquisas das áreas de Educação, Saúde e Tecnologia, conduzidas pelos docentes da Uepa.
No estande Uepa/Abeu, haverá atividades do projeto Lamparina Acesa: Literatura Acessível, do Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (Cuma), coordenado pela professora Josebel Akel Fares, docente da Uepa. As atividades consistirão na oferta de obras da literatura amazônica a deficientes auditivos e visuais, com o objetivo de permitir o contato com a literatura regional e de garantir acessibilidade durante o evento. De acordo com a coordenadora do projeto, a iniciativa da Uepa é pioneira no evento. “É a primeira vez que alguém está se preocupando com isso. Não é só a primeira vez no nosso estande, mas na Feira. Isso demarca que se está começando a entender a necessidade das pessoas com alguma deficiência, pois muito se fala, mas pouco se faz. Precisamos ter uma atitude diante disso. Penso nessa ação como uma demonstração de que compreendemos e fazemos algo a respeito disso”, declara Josebel Fares.
De acordo com o coordenador da Eduepa, Paulo Murilo Amaral, a Universidade tem-se apropriado desse espaço e reafirmado a relevância do saber produzido nela. “É fundamental participarmos dessas feiras, porque através desses grandes eventos podemos entrar em contato com pesquisadores de fora e da nossa própria casa. Ela funciona como vitrine institucional de grande poder. O que a comunidade acadêmica tem de melhor é editado pela Eduepa, que tem o protagonismo na divulgação desse conhecimento de alto nível”, afirma o coordenador.
LANÇAMENTOS
De 30 de maio a 4 de junho, sempre às 11h, no Ponto do Autor, haverá lançamento de obras editadas pela Eduepa e sessão de autógrafos. O primeiro autor será o professor Aiala Colares Couto, com o livro A Geografia do Crime na Metrópole das Redes Ilegais à "Territorialização Perversa" na Periferia de Belém; Na terça-feira (31), será a vez de Pesquisa em Saúde e Educação na Amazônia Reflexões Epistemológicas e Políticas, de Sônia Araújo, Laura Maria Alves e Sônia Bertolo; No dia 1 de junho, o professor Altem Pontes autografa a obra Ciências Ambientais Pesquisas em Interdisciplinaridade, Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade; No dia seguinte (2), O Estágio na Formação do Pedagogo Reflexões e Vivências será autografado por Jacirene Albuquerque, João Mota Neto, Osterlina Olanda e Willame Ribeiro. Na sexta-feira (3), as professoras Sônia Maria Araújo, Maria do Perpétuo Socorro França e Laura Maria Alves apresentam ao público da Feira o livro Educação e Instrução Pública no Pará Imperial e Republicano. A última obra a ser lançada será Pesquisa em Saúde e Educação na Amazônia, de Ana Irene Oliveira, Dilma Neves, Nonato Sá e Vera Maria Meireles.
PARCERIA
A participação da Uepa no estande da Abeu ocorrem há três anos. Na Feira Pan-Amazônica, a Uepa tem espaço privilegiado no estande da Associação, mas por meio da parceria, a Editora pode participar de quaisquer eventos em que a Abeu estiver presente. “Essa parceria nos é fundamental porque a Abeu é uma entidade representativa das editoras universitárias de peso. Publicar em conjunto com essas editoras é importante, pois podemos reforçar o papel da Eduepa nessas ações de divulgação do conhecimento científico”, afirma o professor Paulo Murilo Amaral. Além da Eduepa, haverá no estande mais de 20 editoras universitárias de todas as regiões do Brasil, associadas da Abeu.
A FEIRA
Esta edição da Feira marca as comemorações dos 20 anos do evento, com o tema Terra. O país de todos. A escritora homenageada será a paraense Amarílis Tupiassu, cuja obra discute os temas relevantes para a cultura e literatura amazônicas. Além dos estandes, haverá uma programação composta por mostras de cinema, espetáculos de teatro, painéis de discussão, contação de histórias, palestras, oficinas, encontros com autores, mesas e shows. Os participantes devem estar atentos às atividades com vagas limitadas. A programação completa está disponível no site da Feira (http://www.feiradolivro.pa.gov.br/programacao).
Texto: Sergio Ferreira Junior
Fotos: Nailana Thiely