Eduepa promove lançamentos de livros na Reitoria

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 03/05/2016 - 14:23
A Editora da Universidade do Estado do Pará (Eduepa) lança em 4 de maio, às 16h, no Hall da Reitoria da Uepa, as seguintes obras científicas: Ciências Ambientais - Pesquisas em Interdisciplinaridade, Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Educação e Instrução Pública no Pará Imperial e Republicano; O Estágio na Formação do Pedagogo – Reflexões e Vivências; A Geografia do Crime na Metrópole - das Redes Ilegais à “Territorialização Perversa” na Periferia de Belém; História da Educação no Pará; Pesquisa e Educação na Amazônia – Reflexões Epistemológicas e Políticas; e Pesquisa em Saúde e Educação na Amazônia.

Os livros são produções acadêmicas de professores da Uepa e Universidade Federal do Pará (UFPA). As obras tratam de assuntos diretamente ligados à ciência, meio ambiente, sociedade, educação e saúde.

Ciências Ambientais - Pesquisas em Interdisciplinaridade, Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade, do autor Altem Nascimentos Pontes, vem contribuir para a ampliação das discussões sobre a pesquisa na Amazônia.

Educação e Instrução Pública no Pará Imperial e Republicano, de Sonia Maria Araújo, Maria França, e Laura Maria Alves, traz ao público provas investigativas da história educacional no Pará, como também o interesse de pesquisadores de outras regiões sobre temáticas relacionadas ao Estado ou à região amazônica.

Dos organizadores João Colares Neto, Williame Ribeiro, Jacirene Albuquerque, e Osterlina Olanda, a obra O Estágio na Formação do Pedagogo – Reflexões e Vivências é composta de estudos, experiências e proposições elaboradas por professores do curso de Pedagogia da Uepa. A produção ressalta as discussões acerca do estágio para a formação de qualidade nos cursos de Pedagogia.

A Geografia do Crime na Metrópole - das Redes Ilegais à “Territorialização Perversa” na Periferia de Belém, do autor Aiala Colares, retrata a realidade cotidiana do espaço interno das grandes metrópoles brasileiras, especificamente em Belém, cidade destacada no livro. A Geografia do Crime revela os problemas relacionados ao narcotráfico nas áreas periféricas da capital paraense.

De Clarice de Melo e Maria do Perpétuo Socorro Avelino de França, a História da Educação no Pará reúne textos resultantes de pesquisas sobre a história da educação no Estado durante o Império e a República. Abrange a feminização do magistério, a educação de meninas, as representações da escola na literatura, a escola rural, educação e religião, entre outras temáticas.

Pesquisa e Educação na Amazônia – Reflexões Epistemológicas e Políticas, de Sônia Araújo, Laura Alves, e Sônia Bertolo, possui como eixo norteador temas desafiadores aos pesquisadores da região amazônica, como a infância, a educação do campo e a formação de professores.

Pesquisa em Saúde e Educação na Amazônia, organizada por Ana Oliveira, Dilma Neves, Nonato Maia Sá e Vera Meireles, é composta de 21 capítulos, no âmbito da pesquisa em saúde, que abordam trabalhos científicos e projetos voltados a pessoas com deficiências, doenças infecciosas e ocupacionais, saúde da família e tecnologia assistiva.

EDUEPA

A Eduepa foi criada no final da década de 90 com a finalidade de divulgar o conhecimento científico produzido dentro e fora da Universidade. Com um conselho editorial fixo, a Editora firma um compromisso com a excelência das publicações. "A Eduepa realiza revisão das obras, e também análise de mérito científico, que consiste em avaliar se o trabalho se encontra em condições de ser publicado; se é um trabalho coerente dentro daquilo que se propõe, se revela escrita acadêmica satisfatória e se consiste ou não em uma reflexão intelectual e científica", destaca o coordenador da Eduepa, Paulo Murilo Guerreiro

Na sede  da editora são desenvolvidas todas as etapas do processo editorial, abrangendo aprovação de propostas, revisão, diagramação e tratamento artístico para capas. "Em virtude de dificuldades orçamentárias e de recursos humanos e materiais, a Eduepa, em parceria com setores da administração superior, vem buscando alternativas que favoreçam a continuidade e a qualificação gradativa de sua importante missão institucional. Aliás, uma missão de valor capital para a Uepa, que é uma Universidade jovem e precisa constituir vitrines robustas ligadas à produção, divulgação e consumo de conhecimento científico", afirma o coordenador

A Editora da UEPA conta com uma ilha de edição e duas livrarias - sendo uma na própria sede e outra na reitoria. O prédio em que funciona administração da Eduepa, onde também se encontra uma das livrarias, localiza-se na travessa Dom Pedro I, nº 519, entre a rua Municipalidade e a Avenida Senador Lemos, bairro do Umarizal, em Belém.

LANÇAMENTO DE LIVROS EDITADOS PELA EDUEPA
HORA: 16h