Eleições para cargos majoritários agora serão nesta quinta, 13

Enviado por Ize Sena em Ter, 11/05/2021 - 11:44

Após decisão da justiça estadual, as eleições para escolher os nomes que devem compor a lista tríplice aos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), bem como às direções e vice-direções dos Centros de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) serão realizadas na próxima quinta-feira, 13, das 9h às 20h, por meio do sistema VOTAnet, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), que enviará amanhã, 12, aos e-mails institucionais dos eleitores aptos a votar, as credenciais necessárias à votação.

A comunidade acadêmica participa de eleição inédita em formato digital on-line, para definir os gestores do quadriênio 2021-2025. Neste pleito estão aptos a votar os docentes e técnicos efetivos e discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, que ativaram até o dia 28 de abril os e-mails institucionais. De acordo com a Diretoria de Serviço de Processamento de Dados (DSPD), 831 docentes, 668 técnicos e 8.653 alunos compõem o universo de eleitores ativos.

Por meio do VOTAnet os eleitores vão escolher, primeiramente, uma das três candidaturas concorrentes à reitoria e vice-reitoria, depois votar nos(as) candidatos(as) às direções de Centro. Está disponível no canal da Uepa na plataforma YouTube, um vídeo sobre como funciona o sistema eleitoral disponibilizado pelo TRE.

Para ocupar a reitoria e vice-reitoria da Universidade, concorrem as chapas Somos + Uepa, formada pelos professores Benedito Valente e Sheyla Oliveira; Renovar para Avançar, constituída pela professora Ionara Terra e o professor Nilson Bezerra, e Uepa para Toda a Gente, integrada pelos professores Clay Chagas e Ilma Pastana. Todas as informações relativas às chapas de direções de Centros e ao processo eleitoral como um todo, podem ser acessadas no site específico das Eleições Uepa 2021.

Imediatamente após o encerramento da votação será iniciada a apuração. A Comissão Eleitoral, que estará presencialmente reunida na reitoria da Uepa, fará a divulgação do resultado no site da instituição e haverá um prazo de 24 horas úteis para a interposição de recursos à Comissão, contados a partir da divulgação oficial. A lista tríplice será enviada ao governador do Estado, Helder Barbalho, responsável por nomear o (a) novo (a) reitor (a), que assumirá o cargo no dia 1º de junho.

Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)

Foto: Márcio Dias (Ascom Uepa)